Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Organon?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Inserção do artigo no sistema:

O autor responsável pela submissão deverá fazer seu cadastro na revista através do endereço https://seer.ufrgs.br/organon/user/register, selecionando o papel de autor. Observamos que, se esse passo não for realizado, não será possível realizar a submissão. 

Remover toda identificação de autoria do trabalho. Remover também a autoria do arquivo, clicando em Propriedades.

Inserir, no sistema SEER - Organon, o resumo no idioma do artigo.

Inserir o artigo no formato “.doc” ou ".docx".

Se houver imagens, enviá-las também em “.jpg”, como documentos complementares.

 

Formatação geral do texto:

O artigo deve ter de 12 a 20 páginas (incluindo bibliografia e anexos).

A folha é A4, com as quatro margens em 2,5cm.

A fonte padrão é Times New Roman, tamanho 12.

O espaçamento entrelinhas é de 1,5cm.

Os parágrafos não devem ter espaçamento anterior nem posterior.

O adentramento da primeira linha é de 1,25cm.

O itálico deve ser usado para destacar elementos textuais ou expressões em língua estrangeira.

Tabelas e gráficos deverão ser considerados como figuras e assim numerados consecutivamente em números arábicos (Ex.: fig. 1), de forma centralizada, no rodapé da figura.

 

Título:

No idioma do artigo original e em inglês (se o artigo for em inglês, o segundo título deve ser em português), nessa ordem, com uma linha de espaço entre eles. 

Centralizado, na fonte 14, em maiúsculas e negrito.

 

Identificação dos autores: A identificação do(s) autor(es) não deve ser inserida no arquivo de texto enviado para avaliação (no ato da submissão). Deve ser inserida pelo(s) autor(es) apenas depois da avaliação realizada, após a aceitação do artigo para publicação.

O(s) nome(s) do(s) autor(es) deve(m) ser inserido(s) duas linhas após o título, em fonte Times New Roman, 12, com espaço 1,5 entre linhas, alinhado à direita. Após cada nome, deve ser inserida, entre parênteses, a sigla da instituição. Na linha seguinte, inserir o e-mail de cada autor (preferencialmente com hyperlink). 

  

Resumo e palavras-chave em dois idiomas:

Três linhas após o título do artigo, a palavra RESUMO (ou o equivalente ao idioma do artigo) deverá ser escrita em maiúscula, tamanho 12, em itálico e negrito, seguida de dois pontos. Ao lado, apresentar o texto – entre 100 e 150 palavras – em parágrafo único, em letras minúsculas, em itálico, sem negrito, em espaçamento simples.

Duas linhas, abaixo, inserir o termo PALAVRAS-CHAVE,  em maiúsculas, itálico e negrito, seguido de dois pontos e de até quatro palavras-chave no idioma do artigo, em letras minúsculas, sem itálico e sem negrito, separadas com ponto e vírgula.

Duas linhas abaixo, inserir a palavra ABSTRACT, em maiúscula, tamanho 12, em itálico e negrito, seguida de dois pontos. Ao lado, apresentar a tradução do resumo para a língua inglesa – entre 100 e 150 palavras – em parágrafo único,  em letras minúsculas, em itálico, sem negrito, em espaçamento simples.

Duas linhas abaixo, inserir o termo KEYWORDS,  em maiúsculas, itálico e negrito, seguido de dois pontos e da tradução para o inglês das quatro palavras-chave, em letras minúsculas, sem itálico e sem negrito, separadas com ponto e vírgula.

 

Epígrafe (se houver):

Deve figurar entre as keywords e o corpo do texto, com duas linhas de intervalo antes e depois.

Deve ser em itálico, alinhada à direita, espaçamento simples, em fonte Times New Roman, tamanho 10.

Uma linha abaixo, deve constar o nome do autor da epígrafe (em itálico), seguido do nome da obra (sem itálico).

 

Corpo do texto:

Dispor o texto em forma sequencial, sem espaços ociosos, nem quebra de página.

Iniciar o texto a 2 linhas das palavras-chave.

Inserir figuras e tabelas no próprio texto (e não, ao final do documento, como anexos). 

As imagens devem ser enviadas também no formato .jpg ou .jpeg. 

 

Títulos das seções:

Inserir os títulos das seções sempre à margem esquerda, sem adentramento, a um espaço do parágrafo anterior e posterior. Somente a primeira letra deve estar em maiúscula.

a) Títulos de seções primárias: itálico e negrito;

b) Títulos de seções secundárias: negrito;

c) Títulos de seções terciárias: itálico.

 

Citação:

Com até 3 linhas, incorporar ao texto, entre aspas, seguida da referência bibliográfica entre parênteses: sobrenome do autor em maiúsculas, ano da edição utilizada e página. Em caso de tradução, é opcional colocar ao lado, entre colchetes, o ano da 1a. edição do original. Ex.: (FOUCAULT, 2007[1969], p. 48)

Com mais de 3 linhas, a citação deve ser em parágrafo próprio em espaço simples, com uma linha de espaço simples antes e depois. Com recuo de 4cm à esquerda, sem adentramento na primeira linha, tamanho 10, seguida da referência entre parênteses.

 

Não usar idem, ibidem ou op. cit. 

 

Notas de rodapé:

As notas de rodapé devem ser exclusivamente explicativas; numeradas de modo sequencial, em algarismos arábicos e apresentadas em espaçamento simples, fonte Times New Roman, tamanho 10. As referências devem constar ao final do artigo, na seção correspondente.

 

Referências:

A palavra REFERÊNCIAS deve ser digitada duas linhas abaixo da última linha textual, alinhada à esquerda, em maiúsculas e negrito.

Devem constar somente as referências citadas no artigo.

Destacar o título dos itens consultado somente com itálico (não utilizar negrito ou sublinhado).

Caso sejam utilizadas referências do(a)(s) próprio(a)(s) autor(a)(es) do artigo, a fim de preservar a integridade do processo duplo-cego de avaliação por pares, é necessário excluir a identificação do(a)(s) autor(a)(es). Portanto, o nome/sobrenome do(a)(s) autor(a)(es) deve ser substituído por "AUTOR(A)" e o título da referência, por "Título".

No caso de consulta a mais de um material do mesmo autor, é obrigatória a repetição do nome do autor a partir da segunda menção. O recurso dos seis traços sublinhados não deve ser utilizados para substituir o nome de autores já citados.

 

As referências devem ser ordenadas alfabeticamente. Devem ser apresentadas na mesma fonte do artigo em espaçamento simples, alinhadas à margem esquerda e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples. Devem ser elaboradas conforme exemplos que seguem.

Livros com um autor

PARRET, Herman. Enunciação e pragmática. Campinas: Ed. da Unicamp, 1988.

Livros com mais de um autor

ORLANDI, Eni P.; GUIMARÃES, Eduardo; TARALLO, Fernando. Vozes e contrastes: discursos na cidade e no campo. São Paulo: Cortez, 1989.

Capítulo de livro de um autor

ETIEMBLE, René. Crise de la littérature comparé? In: ETIEMBLE, René.. Comparaison n’est pas raison. Paris: Gallimard, 1963. p. 23-58.

Capítulo de obra coletiva

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. A antítese da vantagem e do jeitinho na Terra em que Deus é brasileiro. In: ORLANDI, Eni P. (Org.). Discurso fundador: a formação do país e a construção da identidade nacional. Campinas: Pontes, 1993. p. 31-45.

Artigo de periódico

MATEUS, Maria Helena Mira. Unidade e variação na língua portuguesa: memória colectiva e memória fraccionada. Organon, Porto Alegre, v. 8, n. 21, p. 35-42, jan. 1994.

Documentos da internet

POSSENTI, Sirio. Tabus linguísticos. São Paulo: 2014. Disponível em: http://terramagazine.terra.com.br/blogdosirio/blog/2014/06/26/tabus-linguisticos/. Acesso em: 06 nov. 2014.

 

As orientações da NBR 6023:2018, da ABNT, devem ser consultadas para citar referências de outros tipos de materiais e resolver eventuais dúvidas.

 

Seção Livre:

A Seção Livre é um espaço dedicado a textos diversos — por exemplo, ensaios, entrevistas e traduções — e não a artigos. Os textos devem preferencialmente ter relação com a temática do número. 

A formatação é a mesma dos artigos, exceto em relação ao número de páginas. Sugere-se, no entanto, que os textos da Seção Livre não excedam 20 páginas.  

 

Resenha:

A resenha deve ser relacionada a uma obra cujo assunto esteja ligado à temática do número em questão.

Iniciar com a identificação da obra, colocada à margem esquerda, espaço simples, fonte Times New Roman tamanho 12, em negrito, conforme exemplo abaixo:

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2008, 78 p.

Segue-se o texto da resenha, dois espaços abaixo, obedecendo às mesmas orientações dadas para os artigos. O título é opcional. 

A formatação é a mesma dos artigos, exceto em relação ao número de páginas. Sugere-se, no entanto, que as resenhas não excedam 12 páginas.  

 

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A Organon somente aceita trabalhos de autores doutores ou doutorandos.

    Mestres e mestrandos podem constar somente como coautores.

    Aceitam-se, preferencialmente, artigos com até 2 (dois) autores (um autor e um coautor). Excepcionalmente, são aceitos artigos com no máximo 4 (quatro) autores (um autor e de dois a três coautores).

    Todos os autores e coautores deverão ser identificados na mesma submissão.

  2. A identificação de autoria do trabalho foi removida do texto e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista e assegurando a Avaliação Cega por Pares.

    Os nomes do autor e dos coautores não aparecem no corpo do artigo. Nem há informações que possam prejudicar a garantia de anonimato.

  3. Todos os dados de identificação dos autores e coautores deverão ser digitados diretamente nos campos da página de submissão do artigo no sistema:

    - nome completo, 

    - endereço postal,

    - telefone,

    - a titulação maior e a instituição em que obteve a titulação maior,

    - a instituição a que está vinculado e o tipo de vínculo (docente, discente, professor visitante etc.),

    - projeto(s) que coordena,

    - se é pesquisador CNPq. 

  4. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  5. O arquivo está em formato Word e não ultrapassa 2MB.

     

  6. O texto está em espaço 1,5; fonte Times New Roman, 12. Todas as margens têm 2,5 cm. 

     

  7. O artigo tem entre 12 e 20 páginas (incluindo bibliografia e anexos). 

  8. Emprega itálico para destaque de palavras.

    Apresenta as citações em até três linhas no mesmo parágrafo, entre aspas, seguidas do autor, ano (opcional: ao lado, entre colchetes o ano da primeira publicação na língua original) e página. 

    Apresenta as citações com mais de três páginas em parágrafo próprio com recuo de 4cm, espaço simples, tamanho 10. Uma linha em espaço simples antes e depois da citação. 

  9. As referências estão completas, em ordem alfabética e com títulos de livros e revistas em itálico. As referências seguem o modelo apresentado nas diretrizes aos autores. 

  10. O arquivo com o texto tem, em sua primeira folha, o título na língua do artigo,o título em inglês, o resumo, as palavras-chave, o abstract em inglês e as keywords em inglês.

    Em artigos em língua estrangeira, a segunda versão é em português. 

  11. Se o texto contém figuras ou tabelas, elas estão inseridas no texto, e não em seu final.

    As imagens também seguem em anexo no formato .jpg ou .jpeg.

  12. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  13. O texto está em uma destas línguas: português, espanhol, italiano, francês, inglês e alemão.
 

Declaração de Direito Autoral

Ao submeter um artigo à revista Organon e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os direitos de primeira publicação e a permissão para que Organon redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.