PROPOSTA DE QUALIFICAÇÃO DA TRANSFERÊNCIA DE CUIDADOS PARA LEITOS DE RETAGUARDA DO SUS
EDUCAÇÃO EM SAÚDE NUM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA DE ALTA COMPLEXIDADE
Abstract
O SUS é constituído por ações e serviços públicos de saúde que integram uma rede regionalizada e hierarquizada, organizado conforme princípios e diretrizes, sendo que o princípio da equidade atende as reflexões e o objetivo deste trabalho. O objetivo deste estudo é qualificar a transferência de cuidados dos usuários de um Serviço de emergência de alta complexidade para leitos de retaguarda de baixa e média complexidade através de material educativo impresso e vídeo informativo. Trata-se de um estudo transversal prospectivo com análise quantitativa dos dados. O estudo será realizado no Serviço de Emergência (SE) do Hospital de Clínicas de Porto Alegre/RS. Será apresentado vídeo educativo na sala de espera da emergência e distribuído folder com informações educativas sobre a rede SUS e a possibilidade de transferência de seus cuidados para rede de retaguarda SUS. O paciente que necessitar de internação e preencher o critério de transferência será convidado a participar da pesquisa. Será avaliado o perfil sociodemográfico e clínico do usuário através do prontuário eletrônico e aplicado questionário, sob método da escala likert, para avaliar o entendimento da necessidade da transferência de cuidados. A pesquisa está sendo desenvolvida como projeto de mestrado profissional do PPGENSAU da UFRGS e os dados serão divulgados ao término do estudo. Nesta mostra estamos compartilhando o vídeo e folder educativo que configuram os produtos educativos em análise.
Palavras-chave: Transferência de Cuidado. Educação em Saúde. Serviço Hospitalar de Emergência. Superlotação. Retaguarda Hospitalar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).