A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE GLÓRIA

Autores

  • Vanessa Nogueira Martino Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família. Secretária Municipal de Saúde de Porto Alegre.
  • Fabiana Schneider Pires Professora Permanente Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
  • Cristine Maria Warmling Professora Permanente do Programa de Pós-graduação Ensino na Saúde Universidade Federal do Rio Grande do Sul e do Programa de Pós-graduação de Avaliação de Tecnologias para o Sistema Único de Saúde.

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v3i2.97939

Resumo

Este número do Boletim Informativo Saberes Plurais apresenta informações sobre A Integração Ensino-Serviço na Rede de Atenção Primária da Gerência Glória/Cruzeiro/Cristal: Unidade de Saúde Glória no município de Porto Alegre/RS, que se originaram do projeto de pesquisa “Avaliação de Redes Integradas de Atenção e Ensino na Saúde do Sistema Único de Saúde”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) - Edital da Chamada Universal MCTI/CNPq 01/2016 (termo de concessão 42430/2016-3). Por meio de um material de fácil manuseio e compreensão, pretende-se possibilitar o reconhecimento das relações entre processos de Integração Ensino-Serviço e a constituição das redes de Atenção Primária à Saúde. A pesquisa se constituiu em um estudo de caso com abordagem qualitativa. Participaram 16 profissionais de saúde: 1 médico, 2 enfermeiros, 1 cirurgião-dentista, 6 técnicos de enfermagem, 1 auxiliar de saúde bucal, 5 agentes comunitários de saúde; e 2 estudantes da graduação. A condução dos debates foi apoiada por um roteiro de pesquisa fundamentado nas dimensões das redes de saúde. Conclui-se que processos de Integração Ensino-Serviço produzem Educação Permanente em Saúde demonstrando-se como apoio nos processos de territorialização e consolidação das redes, entretanto limitações ainda são identificadas nos sistemas de governança para a integração das redes de atenção e ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 3, de 7 de novembro de 2001. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Enfermagem.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 3, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Odontologia.

IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas. Censo demográfico 2010 [online].

MARTINO, V. N. Integração Ensino-Serviço e o desenvolvimento de redes de Atenção Primaria à Saúde em uma gerência de saúde de Porto Alegre/RS. Dissertação (Mestrado Ensino na Saúde), Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MENDES, E. V. As redes de atenção à saúde. Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2011. 549 p.

Downloads

Publicado

2019-12-28

Como Citar

MARTINO, V. N.; PIRES, F. S.; WARMLING, C. M. A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NA REDE DE ATENÇÃO PRIMÁRIA DA GERÊNCIA GLÓRIA/CRUZEIRO/CRISTAL DE PORTO ALEGRE/RS: UNIDADE DE SAÚDE GLÓRIA. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 123–128, 2019. DOI: 10.54909/sp.v3i2.97939. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/97939. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Boletim

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 > >>