Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco

Autores

  • Juliana Maciel de Souza Lamers Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ramona Fernanda Ceriotti Toassi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) http://orcid.org/0000-0003-4653-5732

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v2i2.75663

Resumo

A presença da educação interprofissional (EIP) nos currículos da graduação em saúde reforça as atitudes para o trabalho colaborativo em equipe, por meio de um amplo reconhecimento e respeito às especificidades de cada profissão. Este ensaio discute perspectivas para a formação dos profissionais da saúde, a partir do conceito e princípios da EIP. Está organizado em três momentos. O primeiro traz reflexões teórico-conceituais de educação interprofissional em saúde e a inter-relação com o Sistema Único de Saúde (SUS), o segundo apresenta dados sobre a saúde da população brasileira e a formação médica no Brasil e o terceiro trata das possibilidades e desafios para o estabelecimento da educação interprofissional nos cursos de graduação em saúde. Os argumentos apresentados reforçam a relevância da inserção dos fundamentos teóricos e experiências de EIP na formação de profissionais da saúde, a partir da graduação e ao longo de sua trajetória profissional. Pesquisas devem ser consideradas no sentido de trazer mais conhecimento sobre como a EIP pode ser efetivamente planejada e implementada, estabelecendo seu papel em melhorar a colaboração interprofissional no trabalho em equipe e aumentar a qualidade do cuidado em saúde.

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Biografia do Autor

Juliana Maciel de Souza Lamers, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina da UFRGS. Pedagoga. Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ramona Fernanda Ceriotti Toassi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde – Mestrado Profissional da Faculdade de Medicina. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2018-08-08

Como Citar

LAMERS, J. M. de S.; TOASSI, R. F. C. Perspectivas para a formação dos profissionais da saúde: educação interprofissional em foco. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 2, n. 2, p. 34–42, 2018. DOI: 10.54909/sp.v2i2.75663. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/75663. Acesso em: 29 mar. 2024.

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