CONHECIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DO DESCARTE CORRETO DE MEDICAMENTOS POR ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO EM PORTO ALEGRE-RS
PROJETO EDUCATIVO DE INTERAÇÃO UNIVERSIDADE-COMUNIDADE
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i2.131751Palavras-chave:
Resíduos, Preparações Farmacêuticas, Educação em SaúdeResumo
O descarte de medicamentos constitui temática em contínua evolução em aspectos educativos ambientais, em especial pelas consequências negativas já conhecidas a partir da disposição deste tipo de resíduo em lixo comum ou em rede de esgoto. O presente artigo origina-se de projeto de extensão que trabalha com educação ambiental e saúde, no foco medicamentos vencidos e em desuso e a importância do seu descarte correto, junto ao ambiente escolar de ensino médio no município de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. A partir da troca de experiências mediada pela apresentação e discussão de material educativo, 209 alunos do ensino médio, com idade entre 15 e 19 anos, no período de outubro de 2018 a janeiro de 2020, participaram de pesquisa transversal descritiva. O objetivo foi avaliar os conhecimentos prévios dos alunos sobre o descarte correto de medicamentos vencidos e em desuso (sobras), por meio da aplicação de questionário. Pela análise descritiva dos dados coletados observou-se que 82% dos alunos descartam de forma inadequada os medicamentos vencidos e suas sobras, sendo que 49% descartam em lixo seco, 24% em lixo orgânico, 6% em vaso sanitário e 3% em pia. Daqueles que descartam de modo correto (18%), 9% dos alunos devolvem os medicamentos à farmácia e outros 9% às Unidades de Saúde. Em relação ao quantitativo reduzido de ações corretas de descarte, torna-se imperativo ações de educação ambiental que levem à conscientização da problemática que o descarte irregular pode gerar, bem como à transformação deste cenário. O estudo mostrou a necessidade de estratégias para melhoria no âmbito do conhecimento sobre descarte correto de medicamentos, em especial junto ao público jovem, que pode disseminar a importância desta ação, em prol do meio ambiente e da sociedade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Aceito 2023-09-05
Publicado 2023-09-26