RESULTADOS DA APLICAÇÃO DAS FERRAMENTAS DE PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM SAÚDE NO NÍVEL REGIONAL
1ª REGIONAL DE SAÚDE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.110024Palavras-chave:
Cobertura Vacinal, Regionalização da Saúde, Planejamento Estratégico, Apoio ao Planejamento em Saúde, Avaliação em SaúdeResumo
As informações apresentadas são resultado da aplicação do Planejamento Estratégico Situacional na 1ª Regional de Saúde do Paraná, para a realização da análise situacional, planejamento e realização de ações de intervenção e avaliação dos resultados. Este processo envolveu os atores envolvidos na gestão regional e municipal: diretoria e equipe técnica da 1ª RS, gestores e equipe técnica dos sete municípios que compõe a região, apoiadora do CRESEMS (Conselho Regional de Secretarias Municipais de Saúde). A partir do Diagnóstico Situacional, conduzido por meio do método de Estimativa Rápida Participativa (ERP), foi elencado como problema prioritário a baixa cobertura vacinal na região e construído um Plano de Ação para a superação do problema. A avaliação dos resultados do Plano de Ação, realizada pelo monitoramento da cobertura vacinal anterior e posterior à intervenção, mostrou que houve aumento da cobertura vacinal após a implantação do Plano de Ação. A aplicação do Planejamento Estratégico Situacional como ferramenta para planejamento e avaliação trouxe resultados práticos para a gestão da atenção à saúde nos municípios da 1ª Regional de Saúde do Paraná. Apesar de a ERP ser voltada principalmente à análise situacional a nível micro (comunidades, bairros e territórios dentro de um município), este trabalho mostrou que é possível adequá-la para a análise situacional a nível regional dando ênfase às realidades locais dos municípios que a compõem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).