EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM PLANTAS MEDICINAIS: APROXIMANDO DIFERENTES REALIDADES E CONSTRUINDO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.109316Resumo
Este texto convoca à reflexão sobre a importância da extensão universitária com plantas medicinais como ferramenta de aproximação da Universidade com os saberes populares e para a implementação da educação interprofissional. O ‘Projeto de Extensão Interprofissional: educação popular em saúde com plantas medicinais’ desenvolvido por estudantes e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e criado em 2020 é um exemplo concreto para a interprofissionalidade. Com a pandemia de Covid-19, este tem ocorrido de forma virtual e o grupo tem trabalhado na construção de cartilhas digitais com informações sobre uso, preparo e cultivo de plantas medicinais. Como resultado, o projeto tem possibilitado muitos aprendizados e evidenciado que a união de diferentes conhecimentos constitui uma potente estratégia para a mudança dos paradigmas de ensino e de saúde hegemônicos que estruturam as relações de cuidados em saúde e ainda se fazem presentes no Sistema Único de Saúde (SUS).
Palavras-chave: Plantas Medicinais. Educação Interprofissional. Participação Popular. Extensão Comunitária.
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