EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM PLANTAS MEDICINAIS: APROXIMANDO DIFERENTES REALIDADES E CONSTRUINDO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL

Autores

  • Renata Riffel Bitencourt UFRGS https://orcid.org/0000-0002-5172-1049
  • Jaqueline Miotto Guarnieri UFRGS
  • Luciane Maria Pilotto UFRGS
  • Magnólia Aparecida Silva da Silva UFRGS
  • Renata Vidor Contri UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v5i1.109316

Resumo

Este texto convoca à reflexão sobre a importância da extensão universitária com plantas medicinais como ferramenta de aproximação da Universidade com os saberes populares e para a implementação da educação interprofissional. O ‘Projeto de Extensão Interprofissional: educação popular em saúde com plantas medicinais’ desenvolvido por estudantes e professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e criado em 2020 é um exemplo concreto para a interprofissionalidade. Com a pandemia de Covid-19, este tem ocorrido de forma virtual e o grupo tem trabalhado na construção de cartilhas digitais com informações sobre uso, preparo e cultivo de plantas medicinais. Como resultado, o projeto tem possibilitado muitos aprendizados e evidenciado que a união de diferentes conhecimentos constitui uma potente estratégia para a mudança dos paradigmas de ensino e de saúde hegemônicos que estruturam as relações de cuidados em saúde e ainda se fazem presentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

Palavras-chave: Plantas Medicinais. Educação Interprofissional. Participação Popular. Extensão Comunitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-06-30

Como Citar

BITENCOURT, R. R.; GUARNIERI, J. M.; PILOTTO, L. M.; SILVA, M. A. S. da; CONTRI, R. V. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA COM PLANTAS MEDICINAIS: APROXIMANDO DIFERENTES REALIDADES E CONSTRUINDO PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 5, n. 1, p. 5–11, 2021. DOI: 10.54909/sp.v5i1.109316. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/109316. Acesso em: 10 maio. 2025.

Edição

Seção

Comentários

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)