MEDIDAS ADOTADAS EM UNIDADES DE TERAPIA INTENSIVA PARA A PREVENÇÃO DE LESÃO POR PRESSÃO RELACIONADA A DISPOSITIVOS MÉDICOS
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v7i1.126989Palavras-chave:
Equipamentos e provisões, Lesão por pressão, Unidades de Terapia IntensivaResumo
A Lesão por Pressão Relacionada a Dispositivo Médico (LPRDM) resulta do uso de dispositivos criados e aplicados para fins diagnósticos e terapêuticos e acontecem com muita frequência em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Esse estudo teve como objetivo analisar as publicações disponíveis sobre lesão por pressão relacionada a dispositivos médicos em UTI, pontuando os dispositivos mais frequentemente envolvidos, a localização anatômica com maior incidência e descrevendo as estratégias de prevenção de LPDRM empregadas pelos enfermeiros nas UTI. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura. A pesquisa foi realizada no ambiente virtual na Biblioteca Virtual de Saúde e na U.S. National Library of Medicine. Foram incluídos artigos publicados entre 2015 a 2020, nos idiomas português, inglês e espanhol e disponíveis em texto completo. Sete estudos foram analisados. Os dispositivos mais apontados na etiologia dessas lesões foram sondas nasogástricas, máscaras de ventilação não invasiva, tubo orotraqueal e cateter nasal de oxigênio. As medidas preventivas pontuadas pelos estudos analisados enfatizavam garantir o posicionamento correto para minimizar a fricção e pressão excessiva e avaliar continuamente a pele sob esses, se necessário removê-los para visualização e alternar o posicionamento periodicamente evitando a utilização sobre pele comprometida, além da adoção de coberturas profiláticas como o uso protetor cutâneo em spray hidrocoloides, filmes, espumas, silicones e almofadas em gel. Reforça-se a necessidade de estudos com maior robustez para a identificação das estratégias profiláticas mais eficazes para cada dispositivo. Quanto às UTI, cenário adotado nessa revisão, as publicações mostraram-se escassas, fato a ser observado pelos pesquisadores, já que compreendem espaços de saúde que possuem os pacientes em maior vulnerabilidade pela exposição a inúmeros dispositivos e presença de uma conjunção de fatores de risco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).