ATIVIDADE DE TRABALHADORES DE SAÚDE BUCAL NO PÚBLICO E NO PRIVADO

O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19

Autores

Resumo

A pandemia da COVID-19 impactou diretamente a vida e processo de trabalho dos trabalhadores de saúde bucal, produzindo aumento dos níveis de depressão, ansiedade e estresse. O acesso à informação e a educação atua sobre esses fatores? Aproxima trabalhadores de saúde bucal da rede pública e privada no contexto da pandemia de COVID-19? O objetivo do trabalho foi analisar o processo de trabalho de cirurgiões-dentistas vinculados aos serviços públicos e privados no contexto da pandemia da COVID-19 no município de Cachoerinha/RS. Estudo de caso do tipo único integrado com abordagem qualitativa de práticas discursivas narrativas de história de trabalho e de vida de trabalhadores de saúde bucal. O cenário foi o município de Cachoeirinha/RS que segundo o CRO possui 109 cirurgiões-dentistas ativos cadastrados no município e 26 atuam no SUS. Serão realizadas entrevistas abertas presenciais ou por meio do uso de plataforma on-line guiadas por um roteiro de categorias contextuais abordando o vínculo de trabalho, a gestão do trabalho, o acesso à informação, educação em saúde e perspectiva futura no trabalho. Pretende-se produzir narrativas sobre os processos vivenciados pelos trabalhadores de saúde bucal. Análises de práticas discursivas serão realizadas. Os resultados esperados são: identificar como os trabalhadores de saúde bucal atualizam suas práticas no contexto da pandemia de coronavírus, quais as convergências ou divergências entre trabalhadores do setor público e privado e se há elementos identificados de precarização social do trabalho induzidos pelo contexto, para subsidiar informativos e processos de educação em saúde.

Palavras-chave: Saúde bucal. COVID-19. Educação Continuada. Setor Público. Setor privado. 

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Biografia do Autor

Gustavo Melz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Cirurgião-Dentista. Especialista em Saúde Pública. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da UFRGS

 

Cristine Maria Warmling, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutorado CAPES/Brasil/McGill University (Montreal-Canadá) (2015). Doutorado em Educação Programa de Pós-Graduação Faculdade de Educação da UFRGS (2009). Coordenadora e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde - Modalidade Mestrado Profissional -, Faculdade de Medicina da UFRGS

Publicado

2022-11-14

Como Citar

MELZ, Gustavo; WARMLING, Cristine Maria. ATIVIDADE DE TRABALHADORES DE SAÚDE BUCAL NO PÚBLICO E NO PRIVADO: O PAPEL DA EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 75, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122592. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

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