COMO OS TRABALHADORES DA SAÚDE BUCAL ENFRENTAM A COVID-19 NO RIO GRANDE DO SUL

ESTRATÉGIAS DE VIGILÂNCIA, BIOSSEGURANÇA E EDUCAÇÃO  

Autores

Resumo

O estudo teve o objetivo de investigar medidas de vigilância e biossegurança e acesso em atividades educativas por profissionais de saúde bucal do estado do Rio Grande do Sul durante a pandemia de Covid-19. Este estudo é decorrente da pesquisa denominada “Biossegurança em odontologia para o enfrentamento da Covid-19: análise das práticas e formulações de estratégias”. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário online autoaplicável que incluiu as variáveis: sociodemográficas, biossegurança, vigilância e acesso à educação. Participaram 644 profissionais (82,5% dentistas, 13,2% auxiliares de saúde bucal e 4,3% técnicos) destes, 84,8% não apresentavam comorbidades, 51,7% pertenciam à rede pública e  48,3% à privada. As medidas de vigilância mais proeminentes foram o distanciamento e alertas visuais na sala de espera, avaliação de sintomas e orientações sobre a Covid-19. Sobre as medidas de biossegurança, a menor adesão foi relacionada às radiografias intraorais (2,7±1,4; IC 95%: 2,6–2,9), uso de lençol de borracha (2,1±1,4; IC 95%: 2,0–2,2) e disponibilidade de bomba a vácuo (2,5±1,7; IC 95%: 2,3–2,6). Dos participantes, 52,6% receberam orientações sobre medidas a serem adotadas durante o atendimento; mas, a educação permanente foi muito praticada através de documentos não emitidos por órgãos de saúde (77,4%). Medidas gerais de vigilância e biossegurança foram adotadas, mas, atividades que reduzem a disseminação de aerossóis tiveram menor adesão. É necessária uma ação coordenada de educação permanente. Práticas de vigilância, biossegurança e estratégias de educação para a odontologia devem ser consideradas na formulação de políticas, dando suporte aos problemas enfrentados no sistema de saúde.

Palavras-chave: SARS-CoV-2. COVID-19. Mão de Obra em Saúde. Educação Odontológica. Odontologia em Saúde Pública.

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Biografia do Autor

Luciana Zambillo Palma, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Prefeitura Municipal de Maravilha

Cirurgiã-dentista estatutária na Prefeitura Municipal de Maravilha-SC. Especialista em Saúde Coletiva. Mestre em Ensino na Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS, Brasil

Fernando Valentim Bitencourt, Aarhus University

Doutorando, Departamento de Odontologia e Saúde Bucal, seção de Periodontia, Aarhus University, Aarhus, Dinamarca

Gabriel Ricardo Velho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Prefeitura Municipal de Gravataí

Mestre em Ensino na Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS, Brasil. Cirurgião-dentista na Prefeitura Municipal de Gravataí - RS, Brasil

Fabiana Schneider Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Ciências da Saúde, docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde da Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre - RS, Brasil

Márcia Helena Baldani, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Docente Associada do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa - PR, Brasil

Claudia Flemming Colussi, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Docente do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis - SC, Brasil

Cristine Maria Warmling , Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-doutorado CAPES/Brasil/McGill University Montreal-Canadá. Doutorado em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Associada do Departamento de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Coordenadora do Programa de Pós-Graduação Ensino na Saúde Faculdade de Medicina da UFRGS, Porto Alegre - RS, Brasil

Publicado

2022-11-14

Como Citar

PALMA, Luciana Zambillo; BITENCOURT, Fernando Valentim; VELHO, Gabriel Ricardo; PIRES, Fabiana Schneider; BALDANI, Márcia Helena; COLUSSI, Claudia Flemming; WARMLING , Cristine Maria. COMO OS TRABALHADORES DA SAÚDE BUCAL ENFRENTAM A COVID-19 NO RIO GRANDE DO SUL: ESTRATÉGIAS DE VIGILÂNCIA, BIOSSEGURANÇA E EDUCAÇÃO  . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 79, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122501. Acesso em: 11 ago. 2025.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

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