FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE

RELATO SOBRE A EDIÇÃO VIRTUAL COM INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS

Autores

Resumo

Este trabalho trata do relato de experiência do Fórum Regional de Educação Permanente em Saúde que é realizado anualmente pela 7ª Coordenadoria Regional de Saúde através da Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES) constituída pelas representações dos diferentes serviços de saúde e instituições de ensino. A proposição do fórum justifica-se pela carência de eventos dessa natureza na região e pela necessidade de uma ação que potencialize o compartilhamento de experiências na rede de saúde. Em novembro de 2021 ocorreu a 7ª edição do Fórum, totalmente virtual com metodologias adaptadas para este formato. Para garantir participação do público-alvo, o evento foi planejado a partir da consulta aos representantes da CIES. Pela manhã, após abertura e apresentação do histórico dos fóruns, foram debatidos os temas: Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde e PICS no cuidado de trabalhadores da saúde e da educação na sindemia de Covid-19, bem como os municípios relataram suas experiências dentro dessa temática. No turno da tarde, os gestores municipais falaram sobre os desafios enfrentados durante a pandemia e os servidores apresentaram seus relatos referentes ao enfrentamento da Covid-19. Ao longo do dia foram registrados 95 acessos ao evento, evidenciando a participação de todos os municípios que compõem a Regional. Mesmo virtual, o Fórum permanece como um dos principais eventos de saúde da região, integrando profissionais, estudantes, gestores e comunidade difundindo as ações de saúde que são realizadas e fortalecendo a rede de saúde.

Palavras-chave: Educação em Saúde. Sistema Único de Saúde. Saúde Pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloisa da Silveira Azambuja Simao, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado Profissional, UFRGS

Karen Christina Rodrigues dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutoranda em Educação em Ciências, UFRGS. Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino na Saúde (PPGENSAU) – Mestrado Profissional, UFRGS 

Cynthia Fontella Sant Anna, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Vice-lider do Laboratório de Investigação e Inovação em Saúde de Populações Específicas

Cristiele Dias Machado, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SESRS)

Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SESRS). Especialista em Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (UFRN)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

SIMAO, E. da S. A.; SANTOS, K. C. R. dos; FONTELLA SANT ANNA, C.; DIAS MACHADO, C. FÓRUM REGIONAL DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: RELATO SOBRE A EDIÇÃO VIRTUAL COM INTEGRAÇÃO ENSINO, SERVIÇO E INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 44, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/122728. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS