FORMAÇÃO PARA A PRECEPTORIA

NECESSIDADES, DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL 

Autores

  • Carla Daiane Silva Rodrigues Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SESRS)
  • Regina Rigatto Witt Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Ananyr Porto Fajardo Grupo Hospitalar Conceição (GHC)
  • Natália Silva Pires Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) https://orcid.org/0000-0002-4451-3145

DOI:

https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.119778

Palavras-chave:

Preceptoria, Tutoria, Desenvolvimento de Pessoal, Revisão

Resumo

Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou identificar a abordagem da formação para a preceptoria, com foco nos desafios pedagógicos enfrentados pelos preceptores no ensino em serviço e as experiências de formação no contexto internacional. A busca foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, com os descritores em inglês: preceptorship, internship and residency e internship, nonmedical, e português: preceptoria, internato e residência e internato não médico no período entre 2000 e 2020. Foram selecionadas 24 publicações que apresentavam atividades de preceptoria conforme desenvolvidas nos programas brasileiros, ou seja, por profissionais de saúde de nível superior, sendo incluídas publicações em português, espanhol e inglês. Os trabalhos apresentam necessidades que são geradas em um contexto de exercício da preceptoria que demanda o cruzamento das dimensões de ensino e cuidado e extrapola os saberes sobre a prática. Os desafios identificados referem-se às necessidades da prática pedagógica, com destaque para mediação do processo de ensino-aprendizagem, avaliação e uso de metodologias ativas. Foram identificadas 13 experiências de formação para a preceptoria no contexto internacional, sendo duas no Brasil. O apoio dos serviços e das instituições de ensino se mostra fundamental e as experiências de formação examinadas podem orientar o arranjo de iniciativas para formação em preceptoria, a qual necessita ser ampliada e qualificada para atender às necessidades de atenção e formação em saúde no Sistema Único de Saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Daiane Silva Rodrigues, Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul (SESRS)

Doutora em Enfermagem. Servidora pública (enfermeira) na Divisão de Atenção Primária em Saúde da Secretaria Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Regina Rigatto Witt, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Enfermagem. Enfermeira. Professora titular da Escola de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Ananyr Porto Fajardo, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Doutora em Educação. Odontóloga. Docente permanente do Mestrado Profissional Avaliação de Tecnologias em Saúde do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

Natália Silva Pires, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Especialista em Saúde Coletiva. Bacharela em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil

 

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

RODRIGUES, C. D. S.; WITT, R. R.; FAJARDO, A. P.; SILVA PIRES, N. FORMAÇÃO PARA A PRECEPTORIA: NECESSIDADES, DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL . Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 99–116, 2022. DOI: 10.54909/sp.v6i1.119778. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/119778. Acesso em: 27 abr. 2025.

Edição

Seção

Artigos originais

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)