FORMAÇÃO PARA A PRECEPTORIA
NECESSIDADES, DESAFIOS E EXPERIÊNCIAS NO CONTEXTO INTERNACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.54909/sp.v6i1.119778Palavras-chave:
Preceptoria, Tutoria, Desenvolvimento de Pessoal, RevisãoResumo
Trata-se de uma revisão integrativa que objetivou identificar a abordagem da formação para a preceptoria, com foco nos desafios pedagógicos enfrentados pelos preceptores no ensino em serviço e as experiências de formação no contexto internacional. A busca foi realizada nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Scientific Electronic Library Online e Medical Literature Analysis and Retrieval System Online, com os descritores em inglês: preceptorship, internship and residency e internship, nonmedical, e português: preceptoria, internato e residência e internato não médico no período entre 2000 e 2020. Foram selecionadas 24 publicações que apresentavam atividades de preceptoria conforme desenvolvidas nos programas brasileiros, ou seja, por profissionais de saúde de nível superior, sendo incluídas publicações em português, espanhol e inglês. Os trabalhos apresentam necessidades que são geradas em um contexto de exercício da preceptoria que demanda o cruzamento das dimensões de ensino e cuidado e extrapola os saberes sobre a prática. Os desafios identificados referem-se às necessidades da prática pedagógica, com destaque para mediação do processo de ensino-aprendizagem, avaliação e uso de metodologias ativas. Foram identificadas 13 experiências de formação para a preceptoria no contexto internacional, sendo duas no Brasil. O apoio dos serviços e das instituições de ensino se mostra fundamental e as experiências de formação examinadas podem orientar o arranjo de iniciativas para formação em preceptoria, a qual necessita ser ampliada e qualificada para atender às necessidades de atenção e formação em saúde no Sistema Único de Saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).