TORNANDO O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ACESSÍVEL ATRAVÉS DE UM E-BOOK

Autores

Resumo

O Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Enfermagem de uma instituição pública de ensino no sul do Brasil passou por revisão durante o período de 2019 a 2021. O processo de revisão ocorreu de forma colaborativa entre as docentes do curso, que refletiram coletivamente sobre o trabalho docente e a intencionalidade desta formação. Desde a concepção deste curso, buscou-se superar os modelos tradicionais de ensino tecnicista e procedimental, à formação humanista e reflexiva com vistas a atender às necessidades dos cidadãos por um atendimento qualificado, na perspectiva da integralidade da atenção, do trabalho em equipe e dos princípios do SUS. Com o objetivo de tornar o projeto pedagógico acessível à comunidade escolar, em especial aos discentes, optou-se pelo desenvolvimento de um e-book composto por 48 páginas ilustradas. Este produto bibliográfico foi registrado e catalogado  na Biblioteca Nacional e está disponível para acesso livre no site institucional. O e-book possibilitou que os discentes do curso conhecessem e compreendessem o processo que estrutura a formação à qual estão vinculados, contribuindo para o comprometimento com o seu processo de aprendizado, pois as propostas e expectativas foram claramente compreendidas. Este produto integra uma pesquisa em desenvolvimento, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAE: 49430621.4.0000.5530.

Palavras-chave: Educação Técnica em Enfermagem. Métodos Pedagógicos. Educação Profissionalizante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Michele da Rosa Ferreira, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Enfermeira. Mestre em Avaliação de Tecnologias para o SUS. Docente do Curso Técnico em Enfermagem da Escola GHC

Cecilia Biasibetti Soster, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira Docente na Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Mestra em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS (PPGATSUS GHC). Doutoranda em Gestão do Cuidado de Enfermagem (UFSC)

Dinara Dornfeld, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Ananyr Porto Fajardo, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Gerência de Ensino e Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o SUS - Mestrado Profissional. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Fernanda Miranda Seixas Einloft, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Enfermeira. Mestra em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Sofia Louise Santin Barilli, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

FERREIRA, M. da R.; SOSTER, C. B.; DORNFELD, D.; FAJARDO, A. P.; EINLOFT, F. M. S.; BARILLI, S. L. S. TORNANDO O PROJETO PEDAGÓGICO DE UM CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM ACESSÍVEL ATRAVÉS DE UM E-BOOK. Saberes Plurais: Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 102, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/121996. Acesso em: 4 jun. 2023.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS