USO DA GAMEFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM

Autores/as

Resumen

Atualmente, a rápida disseminação de informações através da internet e uma geração de estudantes habituados a acessá-las, demanda por parte dos docentes a busca de metodologias de ensino flexíveis e interativas. As docentes do Curso Técnico em Enfermagem encontraram nas metodologias ativas uma forma de superar o método de ensino tradicional, centrado no professor, e de atender às necessidades desta nova geração de estudantes. No desenvolvimento das aulas de anatomia do sistema geniturinário, foi utilizada a metodologia de gameficação com objetivo de criar um espaço colaborativo, divertido e capaz de garantir a aprendizagem de forma dinâmica e ativa. Para isso, foram enviados aos discentes materiais para estudo prévio e orientações referentes à metodologia que seria utilizada. Foi desenvolvido um bingo composto por 40 cartelas, com itens escritos e desenhos, onde cada número sorteado correspondeu a uma pergunta, para a qual a resposta encontrava-se nas cartelas. O material foi desenvolvido com uso do software Canva e tanto a sequência de cartelas quanto o sorteio foram realizados através de softwares livres. Aos discentes que completaram as cartelas foram oferecidas premiações simbólicas, incentivando a interação destes. Ao final da atividade, os discentes foram convidados a avaliar a metodologia e o seu aprendizado sobre o tema a partir de questionários tipo Likert. Os discentes manifestaram-se satisfeitos com a didática utilizada e com o conhecimento adquirido. Este produto é parte de uma pesquisa em desenvolvimento, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAE: 49430621.4.0000.5530.

Palavras-chave: Gameficação. Metodologias Ativas. Anatomia Humana.

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Biografía del autor/a

Cecilia Biasibetti Soster, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira Docente na Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Mestra em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS (PPGATSUS GHC). Doutoranda em Gestão do Cuidado de Enfermagem (UFSC)

Michele da Rosa Ferreira, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Enfermeira. Mestra em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Dinara Dornfeld, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Grupo Hospitalar Conceição (GHC).

Fernanda Miranda Seixas Einloft, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA)

Enfermeira. Mestra em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Ananyr Porto Fajardo, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Gerência de Ensino e Pesquisa. Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Tecnologias para o SUS - Mestrado Profissional. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Sofia Louise Santin Barilli, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Enfermeira. Mestra em Enfermagem. Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Publicado

2022-11-14

Cómo citar

SOSTER, C. B.; FERREIRA, M. da R.; DORNFELD, D.; EINLOFT, F. M. S.; FAJARDO, A. P.; BARILLI, S. L. S. USO DA GAMEFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 103, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/121986. Acesso em: 27 abr. 2025.

Número

Sección

Anales - II Muestra de Proyectos y Productos de Educación Técnica en el SUS

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