USO DA GAMEFICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE ANATOMIA HUMANA NO CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM
Resumen
Atualmente, a rápida disseminação de informações através da internet e uma geração de estudantes habituados a acessá-las, demanda por parte dos docentes a busca de metodologias de ensino flexíveis e interativas. As docentes do Curso Técnico em Enfermagem encontraram nas metodologias ativas uma forma de superar o método de ensino tradicional, centrado no professor, e de atender às necessidades desta nova geração de estudantes. No desenvolvimento das aulas de anatomia do sistema geniturinário, foi utilizada a metodologia de gameficação com objetivo de criar um espaço colaborativo, divertido e capaz de garantir a aprendizagem de forma dinâmica e ativa. Para isso, foram enviados aos discentes materiais para estudo prévio e orientações referentes à metodologia que seria utilizada. Foi desenvolvido um bingo composto por 40 cartelas, com itens escritos e desenhos, onde cada número sorteado correspondeu a uma pergunta, para a qual a resposta encontrava-se nas cartelas. O material foi desenvolvido com uso do software Canva e tanto a sequência de cartelas quanto o sorteio foram realizados através de softwares livres. Aos discentes que completaram as cartelas foram oferecidas premiações simbólicas, incentivando a interação destes. Ao final da atividade, os discentes foram convidados a avaliar a metodologia e o seu aprendizado sobre o tema a partir de questionários tipo Likert. Os discentes manifestaram-se satisfeitos com a didática utilizada e com o conhecimento adquirido. Este produto é parte de uma pesquisa em desenvolvimento, submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob o CAE: 49430621.4.0000.5530.
Palavras-chave: Gameficação. Metodologias Ativas. Anatomia Humana.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Saberes Plurais: Educação na Saúde

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).