MANEJO DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Autores

Resumo

No primeiro semestre de 2020, a região sul do Brasil enfrentou um momento crítico da pandemia da COVID-19, vivenciando um colapso dos serviços de saúde. A superlotação dos serviços de emergência acarretou em mudança no perfil dos usuários que acessavam as unidades básicas de saúde, tornando-se frequente o atendimento de pacientes com quadros respiratórios críticos. Foi identificada a necessidade de criar um curso de qualificação profissional para capacitar profissionais de saúde e residentes na prestação de atendimento qualificado a estes usuários. O curso foi desenvolvido colaborativamente entre Gerência de Ensino e Pesquisa, Gerência de Saúde Comunitária e Programa de Residência em Medicina de Emergência de uma instituição pública de saúde, sob a coordenação de uma enfermeira docente. Cada edição teve duração de duas horas, sendo realizada em cada uma das 16 unidades de saúde vinculadas à atenção primária gerenciadas pela instituição. Optou-se por uma linguagem simples e objetiva e pela exploração de diferentes canais de aprendizagem, através da associação de recursos visuais, auditivos e sinestésicos. A metodologia fez uso de simuladores de habilidades (manequins), nos quais os participantes desenvolveram manobras de suporte básico de vida e manejo de vias aéreas, supervisionados pelos instrutores. Entre março e abril de 2020, foram capacitados todos os 297 profissionais de saúde, responsáveis pelo atendimento de 92.413 pessoas em seus territórios. Esta formação contribuiu para qualificar a assistência de saúde à população, proporcionando uma atuação mais segura e confiante destes profissionais.

Palavras-chave: Atenção Primária à Saúde. SARS-CoV-2. Treinamento por Simulação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecilia Biasibetti Soster, Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Enfermeira Docente na Gerência de Ensino e Pesquisa do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Mestra em Avaliação e Produção de Tecnologias para o SUS (PPGATSUS GHC). Doutoranda em Gestão do Cuidado de Enfermagem (UFSC)

Ananyr Porto Fajardo, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Gerência de Ensino e Pesquisa, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Michele da Rosa Ferreira, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Gerência de Ensino e Pesquisa, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Felipe Renato Barranchini Steffen, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Médico, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Juliano Campanha Barcelos, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Gerência de Saúde Comunitária, Grupo Hospitalar Conceição (GHC)

Publicado

2022-11-14

Como Citar

SOSTER, C. B.; FAJARDO, A. P.; FERREIRA, M. da R.; STEFFEN, F. R. B.; BARCELOS, J. C. MANEJO DE SINTOMÁTICOS RESPIRATÓRIOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19. Saberes Plurais Educação na Saúde, [S. l.], v. 6, n. 1 (supl.), p. 104, 2022. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/saberesplurais/article/view/121865. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Anais - II Mostra de Projetos e Produtos Técnicos de Educação no SUS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)