Diálogos e entraves institucionais:

o esvaziamento do conceito de diálogo

Autores

  • Caio Afonso Borges Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Teoria dos diálogos institucionais, Judiciário, Legislativo, diálogo.

Resumo

As teorias dos diálogos institucionais conferem enfoque à questão da desconstrução do conceito de “última palavra”, que deveria ser substituído por uma interação dialógica entre os atores políticos no processo de atribuição e definição dos sentidos e significados do texto constitucional. A presente pesquisa foi realizada por meio da análise de bibliografia nacional e internacional a respeito das teorias dos diálogos institucionais, inicialmente proposta por Peter Hogg e Alison Bushell e desenvolvida em outras obras, com foco para o cenário brasileiro. A perspectiva apresentada não trata do funcionamento da teoria e de sua aplicabilidade no campo material; de outro modo, procura estabelecer um pensamento crítico sobre o fundamento da própria teoria consubstanciado principalmente no conceito de diálogo. A partir da crítica sobre o esvaziamento do conceito de diálogo e do seu uso inconsequente, conclui-se que, não obstante, as teorias dialógicas partem de um pressuposto imprescindível para a consecução de uma sociedade democrática e livre de preceitos autoritários, que seria retirar do jogo institucional o elemento da última palavra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Afonso Borges, Universidade de Brasília

Mestrando em Direito, Estado e Constituição pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade de Brasília (PPGD-UNB), sublinha Internacionalização, Trabalho e Sustentabilidade. Graduado em Direito pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Constituição e Cidadania (UnB/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Interseccionalidades e direitos (FD-UnB).

Downloads

Publicado

29-07-2023

Como Citar

BORGES, Caio Afonso. Diálogos e entraves institucionais:: o esvaziamento do conceito de diálogo. Res Severa Verum Gaudium, Porto Alegre, v. 7, n. 2, 2023. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/resseveraverumgaudium/article/view/120818. Acesso em: 29 ago. 2025.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.