eduScrum Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum

Autores

  • Karen Selbach Borges IFRS-POA
  • Marcelo Augusto Rauh Schmitt IFRS-POA
  • Silvana Marx Nakle IFRS-POA

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.49839

Palavras-chave:

metodologias ágeis, Scrum, projetos de aprendizagem colaborativa.

Resumo

A metodologia ágil Scrum é adequada a projetos de escopo aberto ou seja, suscetíveis a modificações ao longo do seu desenvolvimento. Além disso, está baseada em princípios como desenvolvimento incremental, melhoria contínua, simplificação de processos e equipes auto-gerenciáveis. Estes princípios também são aplicáveis em projetos de aprendizagem nos quais deseja-se desenvolver o trabalho colaborativo, os processos auto-regulatórios de aprendizagem, as habilidades de identificar problemas, analisar, refletir, pesquisar, compreender, propor e desenvolver soluções. Assim, o presente trabalho descreve o eduScrum, que é uma adaptação da metodologia Scrum aos projetos colaborativos de aprendizagem, apoiada por uma ferramenta Web que auxilia na coordenação das atividades do grupo de alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2014-07-18

Como Citar

SELBACH BORGES, K.; AUGUSTO RAUH SCHMITT, M.; MARX NAKLE, S. eduScrum Projetos de Aprendizagem Colaborativa Baseados em Scrum. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 12, n. 1, 2014. DOI: 10.22456/1679-1916.49839. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/49839. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos