ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA INTERAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.30855Palavras-chave:
trabalho de conclusão de curso, educação a distância, interação, afetividade.Resumo
Este trabalho visa apresentar as possibilidades de utilização dos ambientes virtuais de aprendizagem e sua importância para a mediação e interação ocorridas entre orientador e orientandos durante o processo de elaboração de trabalhos de conclusão de cursos (TCC) de pós-graduação lato sensu na modalidade a distância. Muitas são as razões que levam um estudante a abandonar um trabalho de conclusão de curso, dentre elas, as dificuldades inerentes a própria produção acadêmica e o sentimento de solidão na etapa final caracterizada pela elaboração individual prevista em legislação. É possível, no entanto, verificar que a interação e a interatividade regulares e eficientes entre orientador e orientandos são condições indispensáveis para a manutenção da motivação, do interesse e da persistência dos que finalizam seu trabalho de conclusão de curso. Neste trabalho, relata-se uma experiência fundamentada na interação por meio do ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Constatou-se que os estudantes que interagem com seus respectivos colegas e professores-orientadores, desenvolvendovínculos afetivos, possuem um grau de satisfação elevado, o que facilita o
desenvolvimento do TCC.
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Publicado
2012-07-20
Como Citar
COSTA E SILVA, A. P.; SIHLER, A. P.; DA SILVA, C. A. ORIENTAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO A DISTÂNCIA: UMA EXPERIÊNCIA FUNDAMENTADA NA INTERAÇÃO. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30855. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30855. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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