Robótica Educacional e Construcionismo como proposta metodológica para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa

Authors

  • Jarles Tarsso Gomes Santos CCEA/UEPB
  • Jefferson Felipe Silva de Lima CCEA/UEPB-CDSA/UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89300

Keywords:

Construcionismo. educação. robótica educacional. programação. protótipos.

Abstract

Este estudo tem como objetivo desenvolver atividades utilizando a Robótica
Educacional, tendo como pressuposto metodológico as dimensões que formam a base da Teoria Construcionista proposta por Seymour Papert, de modo que todas as
dimensões possam ser desempenhadas através de atividades para o desenvolvimento de protótipos, buscando entender as possibilidades da robótica no auxílio a problemas sociais e a sua capacidade para tornar a aprendizagem significativa. As atividades permitiram realizar práticas desafiadoras, em que o cognitivo do estudante foi requerido para a aquisição de habilidades importantes para a vida no século XXI. Foi identificado que as dimensões Construcionistas se caracterizam como um eficiente apoio metodológico capaz de auxiliar na aprendizagem do aluno.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2018-12-28

How to Cite

TARSSO GOMES SANTOS, J.; FELIPE SILVA DE LIMA, J. Robótica Educacional e Construcionismo como proposta metodológica para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 596–605, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89300. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89300. Acesso em: 23 apr. 2025.

Issue

Section

Teorias educacionais aplicadas à TIC