Robótica Educacional e Construcionismo como proposta metodológica para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa

Autores

  • Jarles Tarsso Gomes Santos CCEA/UEPB
  • Jefferson Felipe Silva de Lima CCEA/UEPB-CDSA/UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.89300

Palavras-chave:

Construcionismo. educação. robótica educacional. programação. protótipos.

Resumo

Este estudo tem como objetivo desenvolver atividades utilizando a Robótica
Educacional, tendo como pressuposto metodológico as dimensões que formam a base da Teoria Construcionista proposta por Seymour Papert, de modo que todas as
dimensões possam ser desempenhadas através de atividades para o desenvolvimento de protótipos, buscando entender as possibilidades da robótica no auxílio a problemas sociais e a sua capacidade para tornar a aprendizagem significativa. As atividades permitiram realizar práticas desafiadoras, em que o cognitivo do estudante foi requerido para a aquisição de habilidades importantes para a vida no século XXI. Foi identificado que as dimensões Construcionistas se caracterizam como um eficiente apoio metodológico capaz de auxiliar na aprendizagem do aluno.

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Publicado

2018-12-28

Como Citar

TARSSO GOMES SANTOS, J.; FELIPE SILVA DE LIMA, J. Robótica Educacional e Construcionismo como proposta metodológica para o desenvolvimento de ambientes de aprendizagem significativa. RENOTE, Porto Alegre, v. 16, n. 2, p. 596–605, 2018. DOI: 10.22456/1679-1916.89300. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/89300. Acesso em: 23 abr. 2025.

Edição

Seção

Teorias educacionais aplicadas à TIC