Desenvolvimento da Leitura Autoral por meio da Mineração de Textos

Autores

  • Francieli Gracioli Escola Santos Dumont
  • Alexandra Lorandi Macedo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Eliseo Reategui Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1679-1916.30919

Palavras-chave:

estratégia, leitura autoral, mineração de texto.

Resumo

Este artigo apresenta uma estratégia de desenvolvimento de leitura autoral, tendo como suporte a tecnologia de mineração de texto. Inicialmente, o estudo faz uma fundamentação teórica sobre processos de ensino e de aprendizagem. A seguir, tem-se a descrição da estratégia pedagógica aplicada com um grupo de seis alunos. Os resultados obtidos demonstraram que a mineração de texto pode favorecer significativamente o letramento, servindo de suporte para alunos e para professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2012-07-20

Como Citar

GRACIOLI, F.; MACEDO, A. L.; REATEGUI, E. Desenvolvimento da Leitura Autoral por meio da Mineração de Textos. Revista Novas Tecnologias na Educação, Porto Alegre, v. 10, n. 1, 2012. DOI: 10.22456/1679-1916.30919. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/30919. Acesso em: 28 mar. 2024.