Experimentos Virtuais no Ensino de Física: uma pesquisa sobre a percepção dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.22456/1679-1916.118492Keywords:
Ensino de Física, Experimentos Virtuais, Laboratório de FísicaAbstract
O ensino de Física no país enfrenta diversos desafios, o que contribui para
a adoção do ensino tradicional e para este componente curricular ser preterido pelos discentes. Para alterar essa realidade, a experimentação pode ser uma estratégia. Uma alternativa viável é o uso de experimentos virtuais, dado que a maioria das escolas possui computadores para os estudantes e não possui laboratórios de Ciências. Compreender a melhor maneira de utilizar esse recurso na tentativa de qualificar o ensino é crucial para a atualidade. O presente trabalho entrevistou 116 professores de Física espalhados pelo Brasil para compreender como os experimentos virtuais devem ser utilizados visando resultar aprendizagem em suas percepções. Obteve-se como resultado que o fator principal apontado pelos docentes a necessidade dos experimentos virtuais serem fidedignos à realidade.
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