ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE APRENDIZAGEM EM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Carlos Daniel Rodrigues da Costa Solution Comércio e Representações Ltda - Porto Alegre, RS
  • Rosinha Machado Carrion Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Porto Alegre, RS

Palavras-chave:

Aprendizagem, competência, estratégia, inovação, telecomunicações, tecnologia,

Resumo

Este artigo apresenta uma das principais mudanças empreendidas por operadoras de telecomunicações do Rio Grande do Sul: suas novas estratégias para tornarem-se competentes em aprender melhor e mais rápido que seus concorrentes, assim garantindo a consecução de seus objetivos executivos. São apresentados resultados da pesquisa que demonstrou comportamentos ora variados, ora semelhantes, entre as empresas observadas, quanto à gestão estratégica, princípios de aprendizagem organizacional, métodos de aprendizagem e, finalmente, quanto aos recursos de competências mobilizados ao desenvolvimento organizacional. Esta análise permitiu a obtenção dos atributos que constituem a competência de aprendizagem, ou seja, a capacidade organizacional apoiada em saberes tácitos, de criar, adquirir e transferir conhecimentos, modificar comportamentos e gerar percepções e interações inovadoras com o ambiente, para refletir estes novos conhecimentos em ações, de forma cíclica e continuada, e em direção a um determinado propósito da organização.

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Publicado

2013-09-17

Como Citar

Daniel Rodrigues da Costa, C., & Machado Carrion, R. (2013). ESTRATÉGIAS DE DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA DE APRENDIZAGEM EM EMPRESAS PRESTADORAS DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES DO RIO GRANDE DO SUL. Revista Eletrônica De Administração, 9(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/42678