PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO
Palavras-chave:
Gestão social, responsabilidade social, stakeholders, capital social, desenvolvimento localResumo
Dois grandes desafios se impõem à gestão social: de um lado, desenvolver o protagonismo social em um ambiente organizacional, culturalmente marcado por práticas clientelistas, que contribuem para inviabilizar a formação de parcerias exitosas entre o Estado, a Sociedade Civil e o Mercado, e de outro, a carência de metodologias de intervenção capazes de produzir transformações efetivas. O presente artigo tem como objetivo construir um quadro de referências teórico-práticas, que integra a noção de capital social, no planejamento, na implementação e na avaliação de ações sociais conduzidas por empresas privadas. Buscando ampliar esta discussão que cerca os programas sociais de empresas privadas, o estudo propõe ainda, como objetivo específico, trabalhar com duas abordagens distintas, tendo como pano de fundo a produção de capital social: a Visão da Empresa e a Visão da Comunidade. Dessa forma, foram estudados os programas de responsabilidade social de empresas da região da Serra Gaúcha reconhecidas como socialmente responsáveis, analisando a contribuição destes para a geração ou fortalecimento do capital social das comunidades atingidas. Como principais elementos deste novo quadro de referência, destacam-se: a criação de estruturas de participação; o desenvolvimento de virtudes sociais, o fortalecimento dos laços familiares, o empoderamento das comunidades, a atuação em redes, assim como o estímulo à interação entre os diferentes públicos envolvidos no processo de transformação social.Downloads
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Publicado
2013-06-19
Como Citar
Macke, J., & Machado Carrion, R. (2013). PLANEJAMENTO, IMPLEMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS SOCIAIS: UMA PROPOSTA DE INOVAÇÃO. Revista Eletrônica De Administração, 12(5). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/40161
Edição
Seção
Artigos
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