https://seer.ufrgs.br/index.php/read/issue/feed Revista Eletrônica de Administração 2025-03-26T17:00:18-03:00 Cláudia Viviane Viegas ea_read@ufrgs.br Open Journal Systems <h2><strong>Breve Histórico</strong></h2> <p>A Revista Eletrônica de Administração (REAd) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) surgiu com o advento da Internet ao meio acadêmico, no contexto de intensificação do processo de globalização. Foi a primeira revista acadêmica em formato totalmente eletrônico da área na América Latina. O surgimento da REAd coincidiu com a criação do Departamento de Ciências Administrativas da UFRGS, pois até então a área de Administração pertencia à Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas. A primeira edição da REAd foi lançada em Setembro-Outubro de 1995, já contando com intercâmbio entre pesquisadores internacionais e brasileiros. A periodicidade manteve-se bimestral até 2007, passando a quadrimestral a partir de então, com edições de Janeiro a Abril, Maio a Agosto e Setembro a Dezembro. A REAd está indexada na coleção SciELO desde 2011. A partir de Janeiro de 2025, marcando o ano de seu trigésimo aniversário, o periódico ingressa na modalidade publicação contínua.</p> <h2><strong>Acesso Aberto</strong></h2> <p>Este periódico segue o modelo de Acesso Aberto (<em>Open Acess</em>), permitindo o acesso virtual, sem restrição (incluindo restrições financeiras), a todos os textos científicos publicados pelo periódico.</p> <p>Acesso aberto é a condição em que o detentor dos direitos autorais de um trabalho acadêmico concede direitos de uso a terceiros usando uma licença aberta (Creative Commons Attribution, CC-BY), permitindo acesso gratuito imediato ao trabalho e autorizando qualquer usuário a ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular os textos completos dos artigos, rastreá-los para indexação, passá-los como dados para software ou usá-los para qualquer outra finalidade legal.”</p> <p><strong>Conformidade com a Ciência Aberta </strong></p> <p>A REAd não cobra taxas de submissão nem de processamento de artigos. Embora os manuscritos submetidos à REAd não devam conter a identificação dos respectivos autores, conforme o sistema de avaliação cega aos pares, os editores podem promover a abertura de dados e o diálogo entre avaliadores e autores quando houver demanda deliberada das partes. A REAd aceita avaliar manuscritos depositados e servidores de preprints conhecidos. Requer citação, referenciamento e declaração dos dados de pesquisa, assim como informações sobre a contribuição de cada autor desde a concepção até a publicação do artigo (<a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf">taxonomia CRedIT</a>). A disseminação dos conteúdos publicados na REAd, bem como informações relevantes a respeito de mudanças promovidas pelo periódico, são realizadas no <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/read/about">site da própria revista</a>, e nas redes sociais da Escola de Administração da UFRGS, como <a href="https://www.facebook.com/administracaoufrgs/?locale=pt_BR">Facebook</a>, <a href="http://www.instagram.com/ea.ufrgs/?hl=en">Instagram</a>, e <a href="https://www.linkedin.com/groups/156187/">LinkedIn</a> e nas redes sociais dos editores. </p> <h2><strong>Ética na Publicação</strong></h2> <p>A REAd segue os princípios da <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx">Ciência Aberta</a> e da ética em publicações por meio de sua política editorial. Por isso, os autores devem visitar o website do <a href="http://publicationethics.org/">Committee on Publication Ethics (COPE)</a>, que contém informações para autores e editores sobre a ética em pesquisa. Além disso, a REAd é signatária da <a href="https://sfdora.org/read/read-the-declaration-portugues-brasileiro/">Declaração de São Francisco sobre Avaliação da Pesquisa (DORA)</a> e atende os <a href="https://www.scielo.br/media/files/20240900-Criterios-SciELO-Brasil.pdf">Critérios, políticas e procedimentos para a admissão e a permanência de periódicos científicos na Coleção SciELO Brasil</a>. Os manuscritos recebidos são avaliados em desk-review pelos editores, que verificam a conformidade do material submetido aos princípios da Ciência Aberta e da ética e boas práticas em publicações antes de decidir sobre a aceitação do material para avaliação ou por sua rejeição.</p> <h2><strong>Foco e Escopo</strong></h2> <p>A REAd publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração, nos idiomas Português, Espanhol e Inglês. Acolhe trabalhos de diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico. Aceita somente artigos originais (não submetidos a outros periódicos), de pesquisa empírica, revisão teórica e ensaios. Não são aceitos trabalhos que se restrinjam à aplicação de modelos e tecnologias gerenciais. As contribuições submetidas à avaliação devem ser inéditas e não devem estar sob consideração em outro periódico. Além de artigos de pesquisa, de revisão e ensaios teóricos, são aceitos os tipos de publicação especificados na seção <strong>Instruções aos Autores</strong>.</p> <p> </p> <h2><strong>Preservação Digital </strong></h2> <p>Este periódico segue os padrões definidos no programa de <a href="https://www.scielo.org/pt/sobre-o-scielo/preservacao-digital/">Política de Preservação Digital do Programa SciELO</a>.</p> <p> </p> <h2><strong>Fontes de Indexação</strong></h2> <ul> <li><a href="https://www.periodicos.capes.gov.br/index.php/acervo/buscador.html?task=detalhes&amp;source=resources&amp;id=WJ1000000000489652">CAPES – Portal de Periódicos</a></li> <li><a href="https://latindex.org/latindex/ficha/12695">Catálogo LATINDEX</a> – Sistema Regional de Información em Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal</li> <li><a href="https://sabi.ufrgs.br/F/8181HUQMARS4KQL34EXMA29LXRHUYRQ8G8UR12JJC8CEMN2K83-08342?func=find-b&amp;request=0134936&amp;find_code=SYS&amp;adjacent=N&amp;x=53&amp;y=10&amp;filter_code_2=WLN&amp;filter_request_2=">SABi</a> - Sistema de Automação de Bibliotecas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - número de Sistema: 0134936</li> <li><a href="https://portal.issn.org/api/search?search%5B%5D=MUST=allissnbis=%221413-2311%22&amp;search_id=45694469">IBICT</a> - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia</li> <li><a href="https://doaj.org/toc/1413-2311">DOAJ - Directory of Open Access Journals</a></li> <li>Em breve: indexação EBSCO.</li> </ul> <h2><strong>Ficha Bibliográfica </strong></h2> <ul> <li><strong>Título do periódico</strong>:<em> REAd (Porto Alegre)</em></li> <li><strong>Título abreviado</strong>: <em>REAd (Porto Alegre)</em></li> <li><strong>Título Variante:</strong> <em>Revista Eletrônica de Administração</em></li> <li><strong>Publicação de</strong>: <em>Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Escola de Administração </em></li> <li><strong>Periodicidade</strong>: <em>Anual</em></li> <li><strong>Modalidade de publicação</strong>: Publicação Contínua</li> <li><strong>Ano de criação do periódico</strong>: <em>1995</em></li> </ul> <h2><strong>Websites e Mídias Sociais</strong></h2> <ul> <li><a href="https://www.facebook.com/administracaoufrgs/?locale=pt_BR">Facebook</a></li> <li><a href="http://www.instagram.com/ea.ufrgs/?hl=en">Instagram</a></li> <li><a href="https://www.linkedin.com/groups/156187/">LinkedIn</a></li> </ul> <p> </p> <p><strong>POLÍTICA EDITORIAL </strong></p> <p> </p> <p><strong>Preprints </strong></p> <p>A REAd aceita a também publicação em preprints para incentivar a colaboração e inibir processos blind review, que vão de encontro às ideias de ciência aberta. O uso de preprints é uma opção dos autores. São considerados: <a href="http://www.preprints.org/">Preprints</a>, <a href="https://preprints.scielo.org/index.php/scielo">SciELO Preprints</a>, <a href="https://preprints.ibict.br/">EmeRI</a> e <a href="https://zenodo.org/">Zenodo</a>. Outros repositórios de preprints são avaliados pelos editores.</p> <h2><strong>Processo de avaliação por pares</strong></h2> <p>Cada artigo submetido à REAd é avaliado primeiramente por um dos editores em processo desk-review. Sendo aceito nessa etapa, é encaminhado para avaliação por pelo menos dois pareceristas em sistema peer-blind-review, por meio do sistema Open Journal System (OJS). O prazo dado aos avaliadores para aceitação do convite de avaliação é de uma semana, e o prazo para avaliação do manuscrito é de até quatro semanas. São designados novos avaliadores em caso de não haver resposta, de o avaliador declinar da avaliação, ou de atraso quanto ao prazo estabelecido. Após a avaliação, os pareceres dos avaliadores são disponibilizados aos autores. Se não houver rejeição nessa etapa, é estabelecido prazo para o autor correspondente enviar uma nova versão do manuscrito (se esta for a decisão de pelo menos um avaliador) ou são solicitadas correções menores (caso o manuscrito seja aceito por ambos os avaliadores). Ao ser recebida a nova versão do manuscrito, o editor verifica se houve correções mínimas, segue para editoração; se maiores, segue para nova rodada, sucessivamente, até que haja decisão por aceitar ou rejeitar o artigo. A abertura de dados ocorre em três níveis. O primeiro é a publicação, ao final do artigo, do nome do editor que acompanhou os processos de submissão e revisão de cada artigo. O segundo é a alternativa de autores e avaliadores dialogarem durante o processo de avaliação. O terceiro é a possibilidade de os avaliadores divulgarem seus pareceres, caso consintam. Os autores, antes de realizarem a submissão, devem preencher e enviar o <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx">Formulário sobre conformidade com a Ciência Aberta</a>.</p> <h2><strong>Dados abertos</strong></h2> <p>O movimento <a href="https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000379949">Ciência Aberta</a> adota critérios para a prática da ciência colaborativa, pública e compartilhada. Alinhada a esse movimento, a REAd segue uma série de práticas, como: a <a href="https://scielo.org/pt/sobre-o-scielo/declaracao-de-acesso-aberto/">Declaração de Acesso Aberto</a>, o <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-Boas-Praticas-para-o-Fortalecimento-da-Etica-na-Publicacao-Cientifica.pdf">Guia de Boas Práticas Editoriais do SciELO</a>, para editores, e o uso de <a href="https://www.instagram.com/ea.ufrgs/">redes sociais</a> para a disseminação de trabalhos publicados, assim como a indicação precisa do papel de cada autor em artigos com múltipla autoria, de acordo com a taxonomia <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf">CRediT</a> (Contributors Role Taxonomy).</p> <p>Além disso, a REAd encoraja o compartilhamento e a disponibilização de conteúdos relativos à preparação de pesquisas e aos resultados obtidos, como bases de dados de análises, coleção de instrumentos de dados, códigos de programas de computador utilizados em análises estatísticas e outros materiais adicionais, que podem ser disponibilizados em repositórios online (ver seção <strong>Política Editorial</strong>).</p> <p>Os autores de artigos aprovados devem preencher uma <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx">Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta</a> a fim de dar transparência a essa informação.</p> <p>A REAd também possibilita a autores e avaliadores opções para a abertura do processo de revisão por pares, com ou sem identificação dos nomes das partes. A autorização para a abertura dos nomes pode ser dada aos autores de artigos, durante a submissão, ou subsequentemente, se aprovado, com a <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx">Declaração de Conformidade com a Ciência Aberta</a>. Os avaliadores também podem escolher entre abrir ou não o seu parecer selecionando opções contidas em seus formulários de avaliação por meio do sistema OJS.</p> <p>A fim de atender critérios de transparência e rastreabilidade, a REAd adota uma política de dados abertos. Primeiramente, são informadas as datas de submissão, ressubmissão (se existir) e aceite de cada artigo. Segundo, são publicados o nome dos editores que acompanharam cada artigo. Além disso, podem ser publicados os nomes do(a)s avaliadore(a)s e o conteúdo de seus respectivos pareceres, desde que haja consentimento dele(a)s. Finalmente, é possibilitado aos autores o uso de preprints exclusivamente para artigos, encorajando a colaboração. Os autores podem utilizar os repositórios <a href="https://preprints.scielo.org/index.php/scielo">SciELO preprints</a>, <a href="https://zenodo.org/">Zenodo</a>, <a href="https://osf.io/">OSF</a>, <a href="https://preprints.ibict.br/">Emeri</a> e <a href="https://figshare.com/">Fishgare</a>. Para outros tipos de dados, os autores podem utilizar o <a href="https://data.scielo.org/">SciELO Data</a>.</p> <h2><strong>Cobrança de Taxas</strong></h2> <p>Não são cobradas taxas de publicação, processamento de artigos ou quaisquer taxas.</p> <h2><strong>Política de Ética e Más condutas, Errata e Retratação</strong></h2> <ul> <li>A REAd não aceita artigos que não sigam as normas de publicação da revista. Plágio, autoplágio e comportamento antiético são sempre vedados. Neste sentido, a REAd segue os princípios do <a href="https://publicationethics.org/">Committe on Publication Ethics</a> (COPE) com seus devidos <a href="https://publicationethics.org/oversight">fluxos</a>. Erratas e retratações são acolhidas sempre quando houver equívocos ou sempre que detectadas más condutas. Havendo necessidade de errata, podem ser utilizados o <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_errata.pdf">Guia para registro, marcação e publicação de Errata</a> e havendo necessidade de retratação, o <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/guia_retratacao.pdf">Guia para registro, marcação e publicação de retratação</a>.</li> </ul> <h2><strong>Política sobre Conflito de Interesses</strong></h2> <p>Conflitos de interesses, de natureza pessoal, comercial, política, acadêmica ou financeira podem existir. Eles devem ser comunicados pelos autores ou por qualquer parte envolvida no processo editorial. Aos editores, é mandatório evitar decidir sobre manuscritos em desacordo com seus próprios interesses, ou sobre manuscritos submetidos por pesquisadores do departamento e/ou instituição ao qual estão afiliados, ou em relação aos quais tenham participação em projeto de pesquisa ou ter mantido qualquer colaboração. Não são publicados manuscritos elaborados ou submetidos pelos editores da REAd. Pareceristas também devem considerar qualquer tipo de conflito de interesses antes de avaliar o artigo cuja revisão lhe foi solicitada. É importante aos autores, editores, avaliadores e leitores a leitura atenta e o atendimento aos procedimentos sobre questões de <a href="https://www.icmje.org/recommendations/browse/roles-and-responsibilities/author-responsibilities--conflicts-of-interest.html">conflito de interesses</a>.</p> <p><strong>Adoção de softwares de verificação de similaridade</strong></p> <p>A REAd adota o software Turnitin, disponibilizado pela UFRGS, para verificação de similaridade de manuscritos nas etapas desk-review e em rodadas subsequentes de submissão, caso o manuscrito seja aceito. A fim de garantir a integridade acadêmica e a prevenção ao plágio, os manuscritos submetidos e aceitos em primeira seleção pelo editor são verificados e somente seguem para o processo de avaliação por pares se o nível de similaridade estiver abaixo de 30%.</p> <p><strong> </strong><strong>Adoção de softwares uso de recursos de Inteligência Artificial. </strong></p> <p>A REAd aceita o uso de ferramentas de Inteligência Artificial nas atividades dos autores, pareceristas e editores, desde que observados os critérios éticos na publicação cientifica. O uso de IA deve ser expresso. Autores devem informar as fontes dos materiais usados na pesquisa e na redação do artigo ou ensaio. Devem evitar a não atribuição das fontes de referência quando do uso de IA. Editores e pareceristas não devem submeter o manuscrito a serviços que violem a identidade do conteúdo do material, embora possam fazer uso da IA para acelerar seu trabalho, seguindo princípios éticos. Chatbots não podem ser autores, avaliadores nem editores. Recomenda-se seguir o <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Guia-de-uso-de-ferramentas-e-recursos-de-IA-20230914.pdf">Guia SciELO de uso de ferramentas e recursos da IA na atividade de publicação científica</a>.</p> <p><strong>Questões de Sexo e Gênero</strong></p> <p>A equipe editorial da REAd, além dos autores que publicam na revista, devem sempre observar as diretrizes sobre <a href="https://www.equator-network.org/reporting-guidelines/sager-guidelines/">Equidade de Sexo e Gênero em Pesquisa</a>. Sex and Gender Equity in Research (SAGE) compreende um conjunto de diretrizes que orientam o relato de informações sobre sexo e gênero no desenho do estudo, na análise de dados e nos resultados e interpretação dos achados. Além disso, a REAd observa a política de equidade de gênero na formação de seu corpo editorial.</p> <h2><strong>Comitê de Ética</strong></h2> <p>Os autores devem anexar, ao submeterem seus trabalhos, uma declaração de aprovação do comitê de ética da instituição responsável por aprovar a pesquisa.</p> <h2><strong>Direitos Autorais</strong></h2> <p>A REAd segue os <a href="https://www.scielo.br/about/criterios-scielo-brasil">Critérios SciELO Brasil</a> quanto à sua política de direitos autorais. Autores que tiverem seu trabalhos publicados pela REAd mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br">Creative Commons Attribution CC BY 4.0</a>, “que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado, os autores concedem a(o) revista/periódico o direito de primeira publicação”.</p> <h2><strong>Propriedade Intelectual e Termos de uso</strong></h2> <ul> <li><strong>Responsabilidade do site: </strong></li> </ul> <p>Os termos de direitos autorais aplicados ao conteúdo publicado na REAd são claramente declarados e separados dos termos de direitos autorais aplicados ao site, conforme orientações do <a href="https://doaj.org/about/">DOAJ</a>.</p> <ul> <li><strong>Responsabilidade do autor:</strong></li> </ul> <p>Os autores são responsáveis pelos conteúdos de sua autoria publicados na REAd. Os termos de direitos autorais não devem contradizer os termos de licenciamento ou os termos da política de acesso aberto. “Todos os direitos reservados”, nunca é apropriado para conteúdo de acesso aberto.</p> <p>Todo o conteúdo da revista e os artigos publicados pela REAd, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br">Creative Commons Attribution CC BY 4.0</a>.</p> <p>Autores de artigos publicados pela REAd mantém os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt-br">Creative Commons Attribution CC BY 4.0</a>, que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.</p> <p>A REAd encoraja os Autores a autoarquivar seus manuscritos aceitos, publicando-os em blogs pessoais, repositórios institucionais e mídias sociais acadêmicas, bem como postando-os em suas mídias sociais pessoais, desde que seja incluída a citação completa à versão do website da revista/do periódico.</p> <h2><strong>Patrocinadores e Agências de Fomento </strong></h2> <ul> <li><a href="http://www.ufrgs.br/ufrgs/inicial">Universidade Federal do Rio Grande do Sul</a> (UFRGS)</li> <li><a href="https://www.ufrgs.br/escoladeadministracao/">Escola de Administração da UFRGS</a></li> </ul> <h1><strong> </strong><strong>CORPO EDITORIAL</strong></h1> <p><strong>Editora-chefe</strong></p> <ul> <li>Cláudia Viviane Viegas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Administração (EA), Rio Grande do Sul, RS, Porto Alegre, Brasil. <a href="http://lattes.cnpq.br/4544412193057759">Lattes</a>: <a href="http://lattes.cnpq.br/4544412193057759">http://lattes.cnpq.br/4544412193057759</a>, <a href="https://orcid.org/0000-0002-7602-9366">ORCID</a>: https://orcid.org/0000-0002-7602-9366, E-mail:claudia.<a href="mailto:claudia.viegas@ufrgs.br">viegas@ufrgs.br</a> .</li> </ul> <p><strong> </strong><strong>Editores Associados </strong></p> <ul> <li>Henrique Pinto Ramos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Administração (EA), Rio Grande do Sul RS, Porto Alegre, Brasil, <a href="http://lattes.cnpq.br/6786002623181635">Lattes</a>: http://lattes.cnpq.br/6786002623181635, <a href="https://orcid.org/0000-0002-7998-7033">ORCID</a>: <a href="https://orcid.org/0000-0002-7998-7033">https://orcid.org/0000-0002-7998-7033</a>, e-mail: henrique.ramos@ufrgs.br.</li> <li>Julice Salvagni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Escola de Administração (EA), Rio Grande do Sul RS, Porto Alegre, <a href="http://lattes.cnpq.br/7637133791456415">Lattes</a>: <a href="http://lattes.cnpq.br/7637133791456415">http://lattes.cnpq.br/7637133791456415</a>, <a href="https://orcid.org/0000-0002-6334-0649">Orcid</a>: https://orcid.org/0000-0002-6334-0649, e-mail: <a href="mailto:julice.salvagni@ufrgs.br">salvagni@ufrgs.br</a>.</li> </ul> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Conselho Editorial</strong></p> <ul> <li>Carlos Correa, Universidad de Buenos Aires (UBA), Buenos Aires, Argentina. ORCID: <a href="https://orcid.org/0000-0001-8408-0375">https://orcid.org/0000-0001-8408-0375</a></li> <li>Carlos Dávila Ladron de Guevara, Universidad de los Andes, Bogotá, Colombia. ORCID: <a href="https://orcid.org/0000-0001-9092-970X">https://orcid.org/0000-0001-9092-970X</a></li> <li>Denise Dimon, University of San Diego, San Diego, Califórnia, Estados Unidos. Não possui ORCID</li> <li>Donald Lessard, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, Estados Unidos. ORCID: <a href="https://orcid.org/0000-0001-9332-0625">https://orcid.org/0000-0001-9332-0625</a></li> <li>Donaldo de Souza Dias, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Lattes: <a href="http://lattes.cnpq.br/4280942053402108">http://lattes.cnpq.br/4280942053402108</a>, ORCID: <a href="https://orcid.org/0000-0002-9146-5254">https://orcid.org/0000-0002-9146-5254</a></li> <li>Jacques Marcovitch, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil. Lattes: <a href="http://lattes.cnpq.br/1486359449796320">http://lattes.cnpq.br/1486359449796320</a>, ORCID: <a href="https://orcid.org/0000-0002-6148-7735">https://orcid.org/0000-0002-6148-7735</a></li> <li>José Palazzo Moreira de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil. Lattes: <a href="http://lattes.cnpq.br/5558354805733623">http://lattes.cnpq.br/5558354805733623</a>, ORCID: <a href="https://orcid.org/0000-0002-9166-8801">https://orcid.org/0000-0002-9166-8801</a></li> <li>Tania Fisher, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, Brasil. Lattes: <a href="https://lattes.cnpq.br/9497816962454189">https://lattes.cnpq.br/9497816962454189</a>, ORCID: <a href="https://orcid.org/0000-0001-9859-6057">https://orcid.org/0000-0001-9859-6057</a></li> </ul> <p> </p> <h2><strong>Equipe Técnica</strong></h2> <ul> <li>Franceli Azevedo dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Instituto de Letras, Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil. Lattes: <a href="http://lattes.cnpq.br/3110887997981003">http://lattes.cnpq.br/3110887997981003</a>, ORCID: <a href="https://orcid.org/0009-0009-5073-7418">https://orcid.org/0009-0009-5073-7418</a>, <a href="mailto:franceli.azevedo@ufrgs.br">azevedo@ufrgs.br</a></li> <li>Bárbara Corrêa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO), Porto Alegre, Rio Grande do Sul/RS, Brasil., Lattes: <a href="http://lattes.cnpq.br/9964833720579288">http://lattes.cnpq.br/9964833720579288</a>, ORCID:<a href="https://orcid.org/0009-0005-4699-7103">https://orcid.org/0009-0005-4699-7103</a>, <a href="mailto:bacorrea.com@gmail.com">com@gmail.com</a><a href="https://orcid.org/0009-0005-4699-7103">. </a></li> </ul> <p> </p> <h1><strong>INSTRUÇÕES PARA OS AUTORES</strong></h1> <p>Recomenda-se aos autores a leitura atenta das seguintes instruções antes da submissão de seus artigos.</p> <p> </p> <p><strong>Tipos de documentos aceitos</strong></p> <ul> <li>Artigos de pesquisa</li> <li>Artigos de revisão</li> <li>Ensaios teóricos</li> <li>Resenhas críticas de livros disponíveis em modo impresso ou online. As resenhas não devem exceder oito (8) páginas.</li> <li>Se o artigo de revisão se referir a um conjunto de obras articuladas por um tema comum poderá chegar ao máximo de 20 páginas;</li> <li>Idioma: Português, Espanhol ou Inglês (manuscrito).</li> <li>Todos os artigos devem ter títulos e palavras-chave traduzidos para duas línguas diferentes da língua do manuscrito principal, sendo admitidos manuscritos em Português, Espanhol e Inglês.</li> <li>São aceitos preprints depositados em repositórios conhecidos, como <a href="https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/login">SciELO Preprints</a>.</li> <li>Todos os artigos submetidos e aprovados em desk-review são avaliados por pares, pelo sistema de avaliação double-blind review, com a possibilidade de serem abertos os pareceres do(a)s avaliadore(a)s, caso eles consintam.</li> <li>Todos os artigos aprovados para publicação recebem um Digital Object Identifier (DOI), que é um link de identificação única para o artigo, composto por dados de ISSN do periódico, dados de numeração da submissão e dados de sequenciamento específicos da REAd.</li> <li>Todos os artigos aprovados para publicação recebem o link para a licença <a href="https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/">CC-BY</a>.</li> </ul> <p> </p> <p><strong>Contribuição dos Autores</strong></p> <p>Está em implantação a taxonomia do <a href="https://credit.niso.org/">CREDiT</a>.</p> <p>Os autores devem informar a autoria das seguintes contribuições ao artigo: conceitualização/concepção, investigação, metodologia, análise formal, validação, visualização, gestão do projeto, escrita original, revisão, edição, supervisão, softwares empregados, curadoria de dados, informações sobre recursos e financiamento.</p> <p><strong>Formato de Envio dos Artigos</strong></p> <ul> <li>Título em Português, em Espanhol e em Inglês</li> <li>Resumo em Português, Espanhol e Inglês</li> <li>Palavras-chave em Português, Espanhol e Inglês</li> <li>Os artigos devem seguir o <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/read/libraryFiles/downloadPublic/852">template</a> disponibilizado, sem alterar a ordem dos elementos dispostos no template (títulos, resumos, palavras-chave) e sem alterar o entrelinhado e o layout da página. Não deve haver identificação dos autores no manuscrito.</li> <li>Metadados devem ser submetidos em <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/read/libraryFiles/downloadPublic/853">folha de rosto</a> separada do manuscrito principal. São obrigatórios os seguintes metadados de todos os autores na folha de rosto: <ul> <li>nome e afiliação completos (Universidade, Departamento, campus, município, estado, país);</li> <li>ORCID dos autores (com link);</li> <li>Lattes dos autores (com link);</li> <li>e-mail;</li> <li>idioma do artigo;</li> <li>extensão do manuscrito (considerar espaçamento 1,5 cm entre as linhas);</li> <li>declaração informando que a pesquisa foi aprovada por um comitê de ética institucional;</li> <li>contribuição de cada autor para o manuscrito, conforme <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/credit.pdf">CRediT</a>.</li> <li>informações sobre financiamento à pesquisa;</li> </ul> </li> </ul> <p><strong>Preparação do Manuscrito </strong></p> <p>Os artigos devem ser preparados de acordo com o <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/read/libraryFiles/downloadPublic/852">template</a> indicado na seção Template para Autores. Devem ser enviados os metadados separadamente, conforme o modelo <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/read/libraryFiles/downloadPublic/853">folha de rosto</a>.</p> <p>O texto do manuscrito deve obedecer aos seguintes critérios: estar em fonte Times New Roman, corpo 12; espaço entre linhas 1,5 cm com parágrafos justificados; folhas tamanho A4, com margens inferior e direita de 2 cm e esquerda e superior de 3 cm, sem numeração das páginas. O resumo deve conter, no máximo 200 palavras e informar: objeto da pesquisa, método e procedimentos, justificativa, relevância, achados mais importantes do estudo e recomendações para pesquisas futuras. O número de palavras ou expressões-chave deve ser de 3 a 5, separadas por ponto, nas três línguas nas quais a REAd aceita submissões (Português, Espanhol e Inglês).</p> <p>O <a href="https://seer.ufrgs.br/index.php/read/libraryFiles/downloadPublic/852">template</a> de submissão indica a ordem dos elementos. O manuscrito (artigo de pesquisa, de revisão ou ensaio teórico) não deve exceder o limite de 30 páginas. Recomenda-se evitar notas de rodapé.</p> <p><strong>Conformidade e ineditismo</strong></p> <p>Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens requeridos. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão rejeitadas, e os autores informados.</p> <p>As contribuições submetidas devem ser originais e inéditas, conforme a linha editorial da REAd. Não devem estar em processo de avaliação em outra publicação, nacional ou internacional. São permitidos, no máximo, 4 (quatro) autores por manuscrito.</p> <p><strong>Política de equidade na publicação e combate a concentração/endogenia</strong></p> <p>O trabalho de autores ou coautores de uma mesma instituição e uma mesma localidade será publicado se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total de modo a não configurar concentração.</p> <p>O trabalho com autores ou coautores do Conselho Editorial da REAd e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul será publicado apenas se a quantidade de trabalhos publicados em um ano com autores e coautores nessas condições não exceder 20% do total. Não pode haver autoria ou coautoria de membros da equipe editorial executiva.</p> <p>Autores ou co-autores com artigos em processo de avaliação somente poderão submeter outro trabalho após 12 meses da data da última submissão.</p> <p>Os casos não previstos nestas normas serão resolvidos pela Editoria da REAd.</p> <p><strong>Ativos Digitais</strong></p> <p>As figuras devem ser inseridas no corpo do texto e também enviadas em arquivos separados, em JPG, nas resoluções 300 dpi para imagens (fotos e afins); 900dpi para desenhos (quadros, gráficos, esquemas ou outro tipo de ilustração feito em ferramenta de desenho).</p> <p> </p> <p><strong>Citações e Referências</strong></p> <p>As citações, referências bibliográficas e tabelas devem seguir as recomendações da <a href="https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition">American Psychological Association</a> (APA). Não necessitam ser incluídas em arquivos separados, apenas devem ser inseridas no texto, abertas à edição. Todas as referências devem conter DOI (link ativo) ou URL (ativa). A qualidade das citações utilizadas no manusctrito será considerada no desk-review pelo editor responsável, verificando-se a reastreabilidade das referências.</p> <p>Por exemplo, para artigos com até cinco autores, citar todos os cinco autores no texto.</p> <p>Segundo Marcelino, Gonçalves, Hamerski e Moraes (2022), as políticas de inclusão constituem um desafio às práticas de gestão pública.</p> <p>Ou:</p> <p>As políticas de inclusão constituem um desafio às práticas de gestão pública (Marcelino, Gonçalves, Hamerski, &amp; Moraes, 2022).</p> <p>Nas referências:</p> <p>Marcelino, K., Gonçalves, M., Hamerski, B., &amp; Moraes, M. (2022). Projetos de extensão e políticas de inclusão social nas universidades federais brasileiras. <em>Linhas Críticas</em>, 28, e41341. <a href="https://doi.org/10.26512/lc28202241341">https://doi.org/10.26512/lc28202241341</a></p> <p>Para capítulos de livros:</p> <p>Segue a mesma forma de citação dos artigos no manuscrito principal e, nas referências:</p> <p>Costa, M. I. S., &amp; Ianni, A. M. Z. (2018). A dialética do conceito de exclusão/inclusão social. In M.I.S. Costa, &amp; A.M.Z. Ianni (Orgs.). <em>Individualização, cidadania e inclusão na sociedade contemporânea: uma análise teórica</em>. São Bernardo do Campo, SP: Editora UFABC. (pp. 75-101). <a href="https://doi.org/10.7476/9788568576953.0004">https://doi.org/10.7476/9788568576953.0004</a>.</p> <p><strong>Documentos Suplementares </strong></p> <p>Os autores deverão submeter o <a href="https://wp.scielo.org/wp-content/uploads/Formulario-de-Conformidade-Ciencia-Aberta.docx">Formulário de Conformidade com a Ciência Aberta</a> e o termo de aprovação do comitê de ética em pesquisa relativo ao seu trabalho.</p> <p><strong> </strong></p> <p><strong>Declaração de Financiamento</strong></p> <p>Devem ser informadas as fontes de apoio financeiro às pesquisas cujos manuscritos são submetidos.</p> <p><strong>Informações Adicionais</strong></p> <p>Editores reservam-se o direito de solicitar informações adicionais aos autores.</p> <p> </p> <h2><strong>Contato</strong></h2> <p>Escola de Administração da UFRGS</p> <p>Rua Washington Luiz, 855, Centro Histórico, Porto Alegre, RS, Brasil.</p> <p>CEP: 90010-460</p> <p>Telefone (51) 3308-3822.</p> <p>E-mail: <a href="mailto:ea_read@ufrgs.br">ea_read@ufrgs.br</a></p> <p>A REAd<em> </em>publica ensaios e trabalhos teórico-empíricos das diversas áreas da Administração. Acolhemos trabalhos das diversas vertentes onto-epistemológicas, com alta consistência teórica e rigor metodológico (quando for o caso).</p> https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/145632 Memórias de um período de mudanças e aprendizagem 2025-02-05T15:11:35-03:00 Maria Ceci Misoczky maria.ceci@ufrgs.br <p>Opinião - Professora Ceci Araújo Misoczky</p> 2025-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Claudia Viviane Viegas https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/137578 Produção e renovação acadêmica sobre inovações educacionais em administração 2024-06-17T19:25:13-03:00 Cecília Oliveira Bezerra cissabezerra@gmail.com Eduardo Paes Barreto Davel davel.eduardo@gmail.com <p>Inovações educacionais são consideradas fundamentais no campo da educação, porém são tratadas implícita ou tangencialmente em Administração, em que sua produção acadêmica ainda é limitada e fragmentada, com enfoque mais pautado pelo conteúdo e método. Os avanços realizados em outros campos disciplinares demonstram a amplitude do tema (novas teorizações sobre o ensino, novas pedagogias de ensino, novas estruturas de ensino e novas políticas supraorganizacionais de ensino) e apontam caminhos promissores para repensarmos a inovação educacional em Administração. Este artigo objetiva sistematizar a produção acadêmica sobre inovações educacionais em Administração, integrando contribuições multidisciplinares que provoquem avanços em pesquisas futuras. Buscamos, com isso, estimular a reflexão acerca do que pode ser considerado inovação educacional e a gama de possibilidades para renovar as pesquisas, ao considerar proposições que reflitam os modos de pensar e interagir dos atores sociais que integram o ambiente educacional. O método envolve uma revisão sistemática da produção acadêmica, cujos resultados demonstram categorias que permitem melhor entender esta produção (definições, pedagogias, ambientes e carências) e integram conhecimentos multidisciplinares (fundamentos, processos, espaços e tecnologias). A principal contribuição deste artigo é situar a produção acadêmica em Administração e fornecer caminhos para sua renovação, considerando a inovação disruptiva e os aspectos sociomateriais do contexto educacional.</p> 2025-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Cecília Oliveira Bezerra, Eduardo Paes Barreto Davel https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/137010 Economia criativa e desenvolvimento sustentável: estudo bibliométrico da produção científica de 2001 a 2022 2025-01-14T08:58:31-03:00 Kassia Larissa Abrantes Alves Costa klarissaabrantesac@gmail.com Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos ana.vasconcelos@uaac.ufcg.edu.br <p>A economia criativa e desenvolvimento sustentável estão associados pela centralidade no ser humano, por meio do uso da criatividade como recurso e o desafio de erradicar a pobreza. A presente pesquisa tem por objetivo analisar a produção científica existente da associação entre economia criativa e desenvolvimento sustentável no intervalo de 2001 a 2022. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório de caráter quantitativo, bibliométrico, de análise documental <em>on-line</em> nas bases de dados <em>Web of Science</em> (<em>WoS) </em>e <em>Scopus</em>, com auxílio do software <em>VOSviewer</em>. A discussão realizada identificou um campo de estudo em evolução, cuja estrutura conceitual está alinhada com os temas cidades, comunidades criativas, cultura, sustentabilidade e política. Nos últimos anos, a valorização e reconhecimento da cultura para o desenvolvimento humano; conjuntamente a criatividade como um recurso renovável, aliada a políticas públicas tornaram-se importantes ferramentas para o cumprimento dos ODS e alcance da sustentabilidade. As contribuições deste estudo estão em permitir visualizar como se constitui o campo de pesquisa sobre a associação da economia criativa e o desenvolvimento sustentável, ao expor temas emergentes e sugestões para pesquisas futuras, bem como, apontar direcionamentos para pesquisadores de diversas áreas (entre elas Administração, Economia, Gestão Social e Ambiental), para que um número maior de estudos possam ser desenvolvidos e possibilitem o aprofundamento da discussão. Destaca-se também, carência de estudos empíricos que investiguem na prática, como acontece a associação entre as temáticas, e como podem ser avaliadas e mensuradas.</p> 2025-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Kassia Larissa Abrantes Alves Costa, Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/137418 O sentido do trabalho para pessoas com deficiência 2024-06-17T19:10:41-03:00 Tissiany Melo Matos tissianymelo@gmail.com Marcia Duarte marcia.freitas.duarte@gmail.com <p>O estudo objetiva analisar o sentido do trabalho para as pessoas com deficiência (PcD), servidoras públicas de uma instituição federal de ensino superior (IFES), a partir de modelos teóricos voltados à compreensão do sentido do trabalho compostos por três dimensões: individual, organizacional e social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva, realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 17 PcDs servidoras públicas, selecionadas a partir da técnica <em>snowball</em>. A análise ocorreu por meio da análise qualitativa de conteúdo, com o auxílio do software Atlas.ti. A análise revela um trabalho com sentido nas dimensões individual e organizacional, permitindo satisfação pessoal, reconhecimento e autorrealização. Em contrapartida, há ausência de sentido na dimensão social, com ambiente social desfavorável (relações interpessoais), discriminação (capacitismo) e ambiente não acessível às PcDs (ausência de acessibilidade). O estudo contribui teoricamente ao sugerir a incorporação dos tópicos/temas capacitismo e acessibilidade na dimensão social dos modelos de análise de sentidos do trabalho, expandindo assim o olhar de futuros estudos que venham a se dedicar à análise aos sentidos do trabalho no campo da diversidade.</p> 2025-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Tissiany Melo Matos, Marcia Duarte https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/132589 O treinamento e a capacitação dos recursos humanos como determinantes de eficiência técnica de agências bancárias 2024-04-24T13:28:21-03:00 Leonardo da Silva Fernandes leonardosfernandes@hotmail.com Tiago Wickstrom Alves tw@unisinos.br <p>Este estudo analisa se o treinamento e qualificação de recursos humanos realizados pelo Banco do Estado do Rio Grande do Sul são determinantes da eficiência técnica das agências. Para este estudo, foi utilizada uma pesquisa com 393 agências distribuídas no estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Para tanto, foi utilizado o método de análise envoltória de dados (DEA) para verificar a eficiência interna e um modelo de regressão linear. O estudo indicou que as horas de treinamento e capacitação são determinantes da eficiência técnica das agências do Banrisul. As variáveis externas que mais influenciam os escores de eficiência são agências localizadas em Porto Alegre, população e atividade econômica relacionada ao agronegócio. O estudo também identificou que a variável horas de treinamento e capacitação é o insumo que mais influencia no aumento do escore de eficiência técnica pura dos órgãos</p> 2025-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Leonardo da Silva Fernandes, Tiago Wickstrom Alves https://seer.ufrgs.br/index.php/read/article/view/136437 Economia política internacional, governança e administração pública - A reforma do Estado no Brasil 2025-02-17T17:14:47-03:00 Rômulo Carvalho Cristaldo romulocristaldo@gmail.com Paulo Everton Mota Simões pauloeverton@gmail.com Adriana de Almeida Cristaldo drickaalmeida@hotmail.com Thiago Chagas Silva Santos thiago.santos@ifba.edu.br <p class="CapaTtulo">Este trabalho aborda as interfaces entre a administração pública e processos internacionais. Parte-se da premissa de que esse subcampo é pouco explorado na academia brasileira, ao menos nas perspectivas da administração, políticas e gestão pública. Primeiro, se estabelece discute-se integração do Estado à economia-mundo capitalista, destacando pontos de interferência entre essas instâncias institucionais. Na sequência, sugere-se que processos de governança integram de um lado às ações de organizações internacionais, de outro da administração pública. Por fim, articula-se uma narrativa acerca da penetração da nova administração pública (NAP) no Brasil como processo decorrente de dinâmicas internacionais. A principal contribuição deste trabalho está em estabelecer um vínculo teórico-epistêmico entre o local e o global, no que diz respeito a conformação de processos de gestão do Estado.</p> 2025-03-26T00:00:00-03:00 Copyright (c) 2025 Rômulo Carvalho Cristaldo, Paulo Everton Mota Simões, Adriana de Almeida Cristaldo, Thiago Chagas Silva Santos