Protagonismos de Corporeidades Dissidentes:

processos de criação para o projeto Decolonizando Práticas Cênicas...

Autores

  • Daniel dos Santos Colin PPGAC UFRGS

Palavras-chave:

Artes do Corpo, Colonialidade, Gênero, Sexualidade, Videoperformance

Resumo

Protagonismos de Corporeidades Dissidentes: processos de criação para o projeto Decolonizando Práticas Cênicas... – Este texto apresenta princípios fundamentais da perspectiva decolonial em possíveis intersecções com as artes do corpo. Elabora-se uma breve reflexão crítica de atividades artístico-pedagógicas que compuseram o projeto cultural Decolonizando Práticas Cênicas..., executado em 2021, cujo objetivo central foi o enaltecimento de sujeitos em dissidência e sua efetiva alçada ao status de protagonistas de videoperformances autorais. Analisam-se algumas dessas obras por meio de conceitos e práticas que permeiam as artes performativas, o giro decolonial e os estudos de gênero e sexualidade.

 

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Biografia do Autor

Daniel dos Santos Colin, PPGAC UFRGS

Daniel dos Santos Colin é doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestre e Bacharel em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor substituto no Departamento de Arte Dramática (UFRGS). Diretor, dramaturgo, ator, professor e performer. Integrante-fundador do grupo Teatro Sarcáustico (Porto Alegre/RS).

Publicado

2024-04-29

Como Citar

Colin, D. dos S. (2024). Protagonismos de Corporeidades Dissidentes:: processos de criação para o projeto Decolonizando Práticas Cênicas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(2). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/132087

Edição

Seção

Performance e Gênero I