Abordagens Somáticas na Formação em Dança

da secura do fundo ao currículo como cartografia

Autores

  • Marina Campos Magalhães Universidade de Lisboa – ULisboa, Lisboa, Portugal | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Palavras-chave:

Somática, Dança, Ensino-aprendizagem, Performatividade, Corporalização

Resumo

Este artigo analisa as relações e contribuições das práticas somáticas na formação em dança no contexto do ensino superior a partir de um estudo entre Lisboa e o Rio de Janeiro. Serão apresentadas as principais reflexões, das quais se enfatizam o próprio conceito de Somática na atualidade e suas possibilidades de articulação no ensino superior de dança. Em nossa pesquisa, percebeu-se uma coexistência dos campos a partir de duas possibilidades principais: uma secura do fundo - conceito de Godard (2006), que caracterizaria uma requisição da Somática de forma pontual ou utilitária -; e outra, na qual a interação se dá de tal forma que toda engrenagem do ensino-aprendizagem é modificada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Campos Magalhães, Universidade de Lisboa – ULisboa, Lisboa, Portugal | Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO, Rio de Janeiro/RJ, Brasil

Marina Campos Magalhães é doutora em Artes Performativas pela Universidade de Lisboa (2023), em regime de cotutela com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Artes Cênicas pela UNIRIO (2017), pós-graduada em Preparação Corporal nas Artes Cênicas (2010) e licenciada em Dança (2011) pela Faculdade Angel Vianna (RJ/BRA). Atriz e bailarina – formada pela Casa das Artes de Laranjeiras (2014) e pelo Centro de Formação Artística do Palácio das Artes (2005) – tem experiência na área de Artes, com ênfase em Dança, Teatro e Performance.

Publicado

2023-07-06

Como Citar

Magalhães, M. C. (2023). Abordagens Somáticas na Formação em Dança: da secura do fundo ao currículo como cartografia. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(3), 1–28. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/129382

Edição

Seção

Outros Temas