‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:

interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas

Autores

  • Luciana Hartmann UNB
  • Débora Cristina Sales da Cruz Vieira Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Estudos da Performance, Marcadores Sociais da Diferença, Interseccionalidade, Narrativas Orais, Educação Infantil

Resumo

Este artigo parte de um evento narrativo ocorrido entre crianças de 5 e 6 anos numa turma de Educação Infantil de uma escola pública do Distrito Federal, no qual foram evocados personagens como Deus e Zé Pelinda (entre outros), para promover um debate sobre como crianças pequenas acionam marcadores sociais da diferença. Questões religiosas, étnico-raciais e de gênero emergem de suas performances narrativas num cruzamento interseccional de distinções, o que permite depreender como esses marcadores, e as políticas do medo que frequentemente os impõem, operam na vida social das crianças desde uma idade muito precoce.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Cristina Sales da Cruz Vieira, Universidade de Brasília

Professora da Educação Infantil na Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UnB.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Hartmann, L., & Sales da Cruz Vieira, D. C. (2022). ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’:: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–23. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124444

Edição

Seção

Crianças Performers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)