Transnationality and Modes of Production in Theatre Studies

Autores

Palavras-chave:

Transnationality, Theatre Studies, Philanthropy, Modes of Production, Theatre for Development

Resumo

This paper presents an argument in favor of a transnational approach which also examines modes of production within theatre studies in Brazil. Drawing on discussions that took place in July, 2018, at the Philanthropy, Development and the Arts international conference in Munich, we point to new possibilities that may enrich various fields of theatre research. In several cases discussed at the conference and summarized in this article, seemingly local issues and practices revealed their recurrence in other parts of the world (Brazil included), thus demonstrating their interconnection within transnational networks and circuits. In conclusion, it is suggested that the study of theatre from the perspective of transnationality and modes of production may also constitute an action in defense of research, and of the cultural milieu itself, particularly in countries that are living through reactionary periods, as is the case for Brazil today.

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Biografia do Autor

Clara de Andrade, Federal University of the State of Rio de Janeiro - UNIRIO

Clara  de  Andrade  is  an  actress,  singer,  teacher  and  researcher  of  Theatre.  She  holds a PhD and Master’s degree  in  Performing  Arts,  both  from  the  Federal  University  of  the State  of  Rio  de  Janeiro,  UNIRIO.  In 2020, she was a visiting fellow in the Centre for Global  Theatre  Histories &  Developing  Theatre  Project  at LMU Munich,  funded by the European Research Council (ERC), when she finalized the present work (Grant Agreement n. 694559 – DevelopingTheatre). She  is  the  author  of  the book O  exílio  de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras (7Letras, 2014).

Gustavo Guenzburger, Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UNIRIO - Programa Pós-Doutorado Nota 10 da FAPERJ

Bolsista do Programa Pós-doutorado Nota 10 da FAPERJ. Pesquisador e professor de Teatro e de Literatura, atuante no PPGAC da UNIRIO, onde leciona e desenvolve a pesquisa de pós-doutorado "Teatro, estéticas e políticas de fomento", dentro da linha "Poéticas da Cena e do Texto Teatrais", sob supervisão de Maria Helena Werneck. Tem apresentado e publicado regularmente em eventos e revistas nacionais e internacionais seus trabalhos sobre as relações entre teatro, políticas públicas, patrocínio e modos de produção e recepção. Também é professor de interpretação para o canto, no Instituto Casa do Choro. Trabalha desde 1989 ainda como ator, cantor, diretor e produtor. Produziu e atuou durante mais de vinte anos pelo Grupo Sarça de Horeb (1989-2011), que ajudou a fundar. Formou-se ator pela Casa das Artes de Laranjeiras (CAL - 1995). Possui graduação em Letras (Português/ Literatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2003). É mestre em Teoria e Literatura Comparada (2011) e Doutor em Literatura Comparada (2015), ambos também pela UERJ e com bolsa da CAPES. Em sua dissertação de mestrado (publicada em 2015) abordou contradições na leitura tradicional que se faz da peça O Mambembe, de Artur Azevedo, a partir de sua metaforologia e da recepção das montagens de 1904 e 1959. Em 2014 realizou estágio-sanduíche na universidade Sorbonne Nouvelle (Paris III), como parte de sua pesquisa de doutorado sobre as relações entre a estética e a sócio-economia do teatro carioca. No mesmo ano ainda dirigiu Crônicas de Nuestra América, de Augusto Boal, no teatro Oi Futuro Flamengo (RJ). Em 2015 dirigiu o show Rosa de Ouro - 50 anos, no teatro Sesc Ginástico, em 2016 dirigiu a série Hermínio Bello de Carvalho aos 80, no Centro Cultural dos Correios e em 2017/18 dirigiu Livramento Conta Cascudo, nos teatros Glauce Rocha e Maria Clara Machado. Participa ativamente de vários movimentos de trabalhadores do teatro e da cultura carioca, como MATER, Reage, Artista! e Coletivo Orçamento e Cultura.

Publicado

2021-01-26

Como Citar

Andrade, C. de, & Guenzburger, G. (2021). Transnationality and Modes of Production in Theatre Studies. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 11(1), 01–26. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/108625

Edição

Seção

Temas Contemporâneos II