Transnacionalidade e modos de produção nos estudos teatrais

Auteurs

Mots-clés :

Transnacionalidade, Estudos Teatrais, Filantropia, Modos de Produção, Teatro para o Desenvolvimento

Résumé

Este artigo investiga a importância de um olhar que seja transnacional e ao mesmo tempo inclua os modos de produção nos estudos teatrais no Brasil. A partir do relato das discussões que ocorreram em julho de 2018 na conferência internacional Philanthropy, Development and the Arts, em Munique, o artigo levanta novas possibilidades para os diversos campos da pesquisa teatral. Em vários exemplos apresentados na conferência e sintetizados no presente artigo, questões e práticas que pareciam locais se mostraram como recorrentes em distintos países, inclusive no Brasil, evidenciando sua conexão com redes e fluxos transnacionais. Por fim, é sugerido que o estudo do teatro pela perspectiva da transnacionalidade e dos modos de produção pode constituir uma ação de defesa à pesquisa e ao meio cultural, principalmente em países que passam por processos reacionários como o Brasil.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Clara de Andrade, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Clara de Andrade é atriz, cantora, pesquisadora e professora de teatro. Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Em 2020 foi pesquisadora fellow do Centre for Global Theatre Histories & Developing Theatre Project, da Universidade Ludwig-Maximilians (LMU), de Munique, financiada pelo European Research Council (ERC), quando finalizou o presente trabalho (Grant Agreement n. 694559 – DevelopingTheatre). Autora do livro O exílio de Augusto Boal: reflexões sobre um teatro sem fronteiras (7Letras, 2014).

Gustavo Guenzburger, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Gustavo Guenzburger é artista, ativista, pesquisador e professor de teatro. A coautoria deste artigo é parte de sua pesquisa de 2016 a 2019 no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), com bolsa do Programa Pós-Doutorado Nota 10 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ). Em 2020 foi pesquisador fellow do Centre for Global Theatre Histories & Developing Theatre Project, da Universidade Ludwig-Maximilians (LMU), de Munique, financiado pelo European Research Council (ERC), quando finalizou o presente trabalho (Grant Agreement n. 694559 – DevelopingTheatre).


Publiée

2021-01-26

Comment citer

Andrade, C. de, & Guenzburger, G. (2021). Transnacionalidade e modos de produção nos estudos teatrais. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 11(1), 01–26. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/95110

Numéro

Rubrique

Questions contemporaines II

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice