Culturalismo e Reapropriação Conceitual, o Inevitável Paradoxo da ISTA

Auteurs

Mots-clés :

Sanjukta Panigrahi, ISTA, Transmissão, Técnica Corporal Tradicional Codificada, Etnolinguística

Résumé

O artigo estuda o movimento duplo, característico da ISTA e das instituições culturais europeias que, nos anos 1970, revelaram as artes cênicas asiáticas aos atores euro-americanos. Nos países de origem, a transmissão era feita a longo prazo através da imitação dos mais velhos. Os mestres (chamados gurus) nem sempre procuravam explicitar verbalmente seu conhecimento tácito. Nas demonstrações técnicas para o público ocidental e nas oficinas curtas para os alunos europeus, os professores modificaram o processo de aprendizagem, incluindo indicações verbais em uma língua estrangeira. Ao traduzir e transmitir seu savoir-faire tácito, os performers também transformam sua prática?

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Publiée

2022-09-27

Comment citer

Doyon, R. (2022). Culturalismo e Reapropriação Conceitual, o Inevitável Paradoxo da ISTA. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 9(3), 01–12. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/93480

Numéro

Rubrique

L’Odin Teatret, 55 Ans