Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo

Auteurs

  • Pedro Luis Braga Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)
  • Ana Cristina Zimmermann Professora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo, associada ao programa de pós-graduação da Faculdade de Educação na mesma Univesidade.

Mots-clés :

Aura, Autoridade Docente, Communitas, Entusiasmo, Pedagogia Crítica

Résumé

O artigo caracteriza a autoridade docente como fruto da tradição patriarcal e cristã, na qual a performance do professor instaurava a disciplina e o silêncio. Mas, tal como a Aura da obra de arte entra em decadência pelo avanço técnico, o mesmo ocorreria com a aura do professor: a democratização/laicização da educação, ao desvincular o saber do divino, gera desterritorialização da autoridade docente. Em resposta, busca-se em obras de arte e na filosofia formas de reverter dialeticamente a Aura e o Sagrado no ensino, apontando para a construção de communitas de aprendizado, cujo professar seja experiência estética e coletiva, marcada pela presença de entusiasmo nos corpos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Pedro Luis Braga, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP)

Mestre em Cultura, História e Filosofia da Educação, orientado pela Profa. Dra. Ana Cristina Zimmermann, na Faculdade de Educação da USP (FE-USP)

Bacharel em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP)

Ana Cristina Zimmermann, Professora da Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo, associada ao programa de pós-graduação da Faculdade de Educação na mesma Univesidade.

Pós-doutora em Humanidades pela Universidade de Nottingham, Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina, Professora da Escola de Educação Física e Esportes e da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua no Departamento de Pedagogia do Movimento do Corpo Humano, pesquisando os temas de corpo, educação e fenomenologia.

Publiée

2020-06-26

Comment citer

Braga, P. L., & Zimmermann, A. C. (2020). Auras do Professar: desterritorialização da autoridade no sentido da communitas e do entusiasmo. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 10(3), 01–29. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92099

Numéro

Rubrique

Autres thématiques