A influência do pensamento de François Delsarte sobre a modernidade da dança.

Auteurs

  • Maria Albertina Silva Grebler Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Mots-clés :

Artes Cênicas, Performance, Teatro, Dança, História

Résumé

Estudo que se refere à influência que o pensamento de François Delsarte exerceu sobre os pioneiros da modernidade da dança. Tendo rejeitado os manuais da retórica gestual de sua época para realizar um estudo rigoroso do comportamento humano em situações de limite emocional, Delsarte estabeleceu princípios e sistematizou exercícios que permitiram aos pioneiros da dança moderna um método alternativo de interpretação e criação, mais centrado no sujeito e em sua relação com o ambiente, do que na cópia de um gesto autorizado pela tradição artística. De posse dos princípios de Delsarte os criadores modernos tomaram o corpo como matéria-prima de uma pesquisa que não mais se definia pelo vocabulário tradicional, mas sim pela busca de uma corporeidade subjetiva.


Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Maria Albertina Silva Grebler, Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

Maria Albertina Silva Grebler é Bailarina, Coreógrafa, Fundadora da Cia de Dança Tran-Chan, Doutora em Artes Cênicas pela UFBA, Master of Fine Arts pela Temple University, Professora Associada da Escola de Dança e da Pós-Graduação em Artes Cênicas da Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal da Bahia. Responsável pelo Projeto de pesquisa Coreografia e Corporeidade, coordenadora do Projeto de Extensão Pilates da Casa para os funcionários responsáveis pela limpeza e manutenção do prédio da Escola de Dança. Nos últimos anos publicou nos Anais da Abrace Verfremdung e Tanztheater (2004) e Corpo e encenação, os instrumento do ator e do bailarino (2007). Nos Cadernos do Gipe-Cit Dança Moderna e Tanztheater, a gênese de uma forma coreográfica (2008), e colaborou com o capítulo Pina Bausch e Maguy Marin, teatralidade e corporeidade contemporânea, no primeiro volume da coleção Dança Cênica publicado em Joinville pela Editora Letra d’Agua, em 2008.


Publiée

2022-10-18

Comment citer

Grebler, M. A. S. (2022). A influência do pensamento de François Delsarte sobre a modernidade da dança. Révue Brésilienne d’Études De La Présence, 2(2), 413–427. Consulté à l’adresse https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/30306

Numéro

Rubrique

La Pédagogie de François Delsarte