Ressonâncias musicais no corpo e cena da performance negra

Autores

  • Flávia Cristina Honorato dos Santos Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Brasil
  • Renata de Lima Silva (Kabilaewatala) Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Performance Negra, Musicalidade, Corpo, Memória, Processo de Criação

Resumo

Em atenção à potência da musicalidade nas artes da cena como dispositivo de estados corporais e, também, no que diz respeito às texturas e ambiências que colaboram com a dramaturgia, o presente artigo aborda a relação corpo, cena, música e cultura afro-brasileira. Para tanto, utiliza-se a experiência com o espetáculo Por cima do mar eu vim, produzido pelo Núcleo Coletivo 22, na cidade de Goiânia (GO), para discutir a maneira pela qual a musicalidade afro-ameríndia é capaz de dar contornos à cena contemporânea, de modo a atribuir-lhe traços identitários do que se pode chamar, por exemplo, de performance negra e de poéticas afro-ameríndias.

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Biografia do Autor

Flávia Cristina Honorato dos Santos, Universidade Federal de Goiás – UFG, Goiânia, Brasil

Flávia Cristina Honorato dos Santos é mestra (2019) pelo Programa de PósGraduação em Performances Culturais da Faculdade de Ciências Sociais (FCS) na Universidade Federal de Goiás (UFG). Licenciada em Artes Cênicas pela mesma universidade. É professora da Escola do Futuro em Artes do Estado de Goiás Basileu França. É artista – pesquisadora do Núcleo Coletivo 22 e integrante/fundadora do grupo Conta Aí. É fotografa, desenvolve um trabalho chamado olhares e afetos. É também capoeirista do espaço Águas de Menino que é vinculado ao Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô. 

Renata de Lima Silva (Kabilaewatala), Universidade Federal de Goiás

Renata de Lima Silva (Kabilaewatala) é doutora em Artes (2010) pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Unicamp. Mestre também na Unicamp (2004). É professora do curso de Licenciatura em Dança, do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Performances Culturais e do Programa de Pós-graduação em Artes da Cena da Universidade Federal de Goiás. Também é artista-pesquisadora e diretora artística do Núcleo Coletivo 22 e capoeirista de Centro de Capoeira Angola Angoleiro Sim Sinhô.

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Honorato dos Santos, F. C., & de Lima Silva, R. (2024). Ressonâncias musicais no corpo e cena da performance negra. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/138340

Edição

Seção

Som em Cena