Performances Infantes:

um convite ao desver com crianças

Autores

  • Amanda Silva de Medeiros Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS https://orcid.org/0000-0003-2525-0877
  • Suely Scherer Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Crianças;, Produções de Imagens;, Educação Infantil;, Infância., Performances

Resumo

Neste artigo se objetiva problematizar performances imagéticas realizadas por crianças de 3 anos e o modo como essas produções atravessam o contexto em que foram criadas: uma escola de Educação Infantil e uma pesquisa de doutorado em desenvolvimento. Discutem-se os entrelaces e os revérberos das concepções de infância que direcionam a educação e a potência das imagens repletas de infância que criam possibilidades de fissurar os modos únicos e adultocêntricos de ser, estar, sentir, viver. Conclui-se que, guiadas por uma intenção ética, estética e política, as performances infantes das crianças criam possibilidades e anunciam a urgência de outras posturas ao habitar-se espaços da infância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Silva de Medeiros, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul-UFMS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mestra em Educação Matemática (UFMS). 

Suely Scherer, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Currículo pela Pontíficia Universidade Católica de São Paulo. Possui pós-doutorado em Educação pela UFPR com estágio científico na Universidade de Lisboa. Professora associada na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, atuando nos Programas de Pós-graduação em Educação e Educação Matemática.

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Medeiros, A. S. de, & Scherer, S. (2022). Performances Infantes: : um convite ao desver com crianças. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–25. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124165

Edição

Seção

Crianças Performers

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)