Dramaturgy of the dialogue between dance and music in the choreography Véspera:
a choreomusical analysis
Palavras-chave:
Choreomusicology, Dialogism, Space-time, Meaning of dance, Sound and meaningResumo
With grounding in Mikhail Bakhtin’s dialogism and choreomusicology, this article addresses relationships between dance and music as a way of constructing meanings and, therefore, of dramaturgical elaboration. Choreomusicology is presented as a field of study specialized in dance and music, advocating for a gathering of related studies under this rubric. It is conducted a choreomusical analysis of the choreography Véspera (2023) by choreographer Christian Casarin for the Companhia Ballet Paraisópolis, demonstrating how dramaturgy can be evoked through the dialogue between the spatiotemporal forms of dance and music.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Brasileira de Estudos da Presença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.