Experiência da Imagem e a Densidade Sonora:

efeitos de presença na encenação de Auto da Catingueira

Autores

Palavras-chave:

Experiência, Presença, Auto da Catingueira, Teatro, Performance

Resumo

Este artigo propõe-se a problematizar noções de presença e corpo a partir da dimensão sonora em performance da encenação da ópera Auto da Catingueira, de Elomar Figueira Mello. O estudo utiliza revisão bibliográfica, crítica e teórica, e discute partes da gravação do espetáculo em diálogo estreito com teoria da música e conceitos trazidos das poéticas orais. Assim, apresenta-se análise dos elementos da performance dos atuantes no fenômeno cênico em relação com conceitos da oralidade, corpo e voz, aproximando aspectos da performatividade e a encenação fundada na cultura e nos fazeres populares brasileiros.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Moreira Pessôa, Universidade do Estado da Bahia

Ana Cristina Moreira Pessôa possui pós-doutorado em andamento em Crítica Cultural, na Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutora em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). No doutorado, bolsista da FAPESB pelo Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura da Universidade Federal da Bahia. Atua na Linha de pesquisa Estudos de Teorias e Representações Literárias e Culturais. Mestre em Estudos de Literatura na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Publicado

2024-12-20

Como Citar

Moreira Pessôa, A. C. (2024). Experiência da Imagem e a Densidade Sonora:: efeitos de presença na encenação de Auto da Catingueira. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(4). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/138654

Edição

Seção

Som em Cena