Image Experience and Sound Density:
effects of presence in the staging of Auto da Catingueira
Palavras-chave:
Experience, Presence, Auto da Catingueira, Theater, PerformanceResumo
This article proposes to problematize notions of presence and body from the sound dimension in a performance of the opera Auto da Catingueira, by Elomar Figueira Mello. The study uses a bibliographical, critical and theoretical review, and discusses parts of the recording of the spectacle in close dialogue with music theory and concepts brought from oral poetics. Thus, an analysis of the elements of the performance of actors in the scenic phenomenon is presented in relation to concepts of orality, body and voice, bringing together aspects of performativity and staging based on Brazilian culture and popular actions.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Brasileira de Estudos da Presença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.