O brincar da criança performer com orixás

experienciações artísticas e afrorreferenciadas

Autores

  • Lia Braga Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP https://orcid.org/0000-0002-1621-4383
  • Teodora Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Experiência, Arte, Criança Perfomer, Orixás, Educação Infantil

Resumo

 Este artigo apresenta recortes de uma dissertação de mestrado em Artes Cênicas sobre performances dos corpos brincantes de crianças, na Educação Infantil, a partir do universo de orixás. Revela inicialmente as crianças participantes (NEI/Cap/UFRN), dialogando com autoras(es) como Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). Desenvolvem-se cruzamentos entre performance e infâncias, articulando uma metodologia afrobrincante com os protagonismos das crianças. Suas narrativas artísticas, afrorreferenciadas e performáticas suscitam reflexões contemporâneas, constituindo achados para esta discussão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lia Braga, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP

Multiartista: atriz, dançarina, contadora de histórias - foco em afronarração de histórias de orixás -. Também educadora engajada na luta antirracista. Pesquisadora das Artes, Educação e Infâncias. Doutoranda em Artes pela universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/UNESP. Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN. Licenciada em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/IFCE. Autora do livro "Onde o Corpo é Jogo: Uma Mediação Lúdica na Educação Infantil" (2017), dentre outros textos e artigos publicados. Diretora e intérprete-criadora do espetáculo infantil "Axé Odara: O Encanto de Orixás", dentre outros trabalhos artísticos. Criadora do canal no YouTube Lia e os Erês com teatro, dança e música para crianças.

Teodora Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

É professora titular, diretora artística, pesquisadora e gestora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Presidiu a Comissão de Criação do Curso de Licenciatura em Dança da UFRN em 2009, onde atua como docente. É Diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN desde 2008 e Coordenadora de Ações culturais, museológicas e de memória da PROEX/UFRN (2015-2017); Coordena o Comitê Gestor do Plano de Cultura da UFRN/Mais Cultura nas Universidades/MinC/MEC e diversos projetos de extensão universitária, entre eles, Grupo de Dança da UFRN; Projeto Encantos da Vila (2004-2011), Programa Circuito cultural universitário (Une)versos das artes/PROEXT/MEC/SESu (2013/2015), Programa SigaArte na UFRN (desde 2013) e Programa Chão de Saberes. Possui Graduação em Educação Física e Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Pesquisa Corporeidade e Educação; Coordenou grandes eventos científico-culturais, a exemplo da SBPC Cultural em 2010 e a Teia Nacional da Diversidade - (coordenação local na UFRN, em parceria com o MINC). Criou e coordenou, junto com o Prof. Dr.Edson Claro (in memoriam), a Base de Pesquisa GECARTE - Grupo de Estudos em Corpo, Arte e Educação no período de 2005 a 2010, atualmente Grupo Cirandar. Possui livros e capítulos de livros publicados, entre eles: Herdanças de Corpos brincantes: saberes da corporeidade em danças afro-brasileiras; Encantos da Vila: uma experiência com arte, cultura e educação. Atua no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da UFRN, ministrando componentes curriculares, desenvolvendo pesquisas e orientações em Dança, Teatro, corpo, corporeidade, cultura e educação.

 

Publicado

2022-12-23

Como Citar

Franco Braga, L., & de Araújo Alves, T. . (2022). O brincar da criança performer com orixás: experienciações artísticas e afrorreferenciadas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(1), 1–22. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/124014

Edição

Seção

Crianças Performers