O brincar da criança performer com orixás
experienciações artísticas e afrorreferenciadas
Palavras-chave:
Experiência, Arte, Criança Perfomer, Orixás, Educação InfantilResumo
Este artigo apresenta recortes de uma dissertação de mestrado em Artes Cênicas sobre performances dos corpos brincantes de crianças, na Educação Infantil, a partir do universo de orixás. Revela inicialmente as crianças participantes (NEI/Cap/UFRN), dialogando com autoras(es) como Marina Marcondes Machado (2010a; 2010b; 2015). Desenvolvem-se cruzamentos entre performance e infâncias, articulando uma metodologia afrobrincante com os protagonismos das crianças. Suas narrativas artísticas, afrorreferenciadas e performáticas suscitam reflexões contemporâneas, constituindo achados para esta discussão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os leitores são livres para transferir, imprimir e utilizar os artigos publicados na Revista, desde que haja sempre menção explícita ao(s) autor (es) e à Revista Brasileira de Estudos da Presença e que não haja qualquer alteração no trabalho original. Qualquer outro uso dos textos precisa ser aprovado pelo(s) autor (es) e pela Revista. Ao submeter um artigo à Revista Brasileira de Estudos da Presença e tê-lo aprovado os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a Revista redistribua esse artigo e seus meta dados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.
Este periódico utiliza uma Licença de Atribuição Creative Commons.