Teatro na Escola Hermann Matern de Moscou: tradição em interpretação, inovações educacionais e perspectivas sobre atividades artísticas

Autores

  • Viktoria Volkova (Freie Universität Berlin – Berlim, Alemanha) Freie Universität Berlin – Berlim, Alemanha http://orcid.org/0000-0001-8599-9594

Palavras-chave:

Tradição Teatral, Inovação Educacional, Encenação em Línguas Estrangeiras, Literatura Russa, Comunidades escolares

Resumo

Teatro na Escola Hermann Matern de Moscou: tradição em interpretação, inovações educacionais e perspectivas sobre atividades artísticas – Este artigo descreve os mais de 45 anos de história de tradição teatral na Escola Hermann Matern de Moscou e como esta tradição se transformou em inovação educacional na década de 1990. Um concurso anual de interpretação intitulado Semana do Teatro para Crianças começou a ser realizado a partir do fim da década de 1990 para estudantes do 1º ao 11º ano. Entretanto, desde meados daquela década foram introduzidas algumas modalidades educacionais novas baseadas nesta tradição teatral como vivência no ensino de Humanidades nesta escola. Juntamente com modalidades educacionais tradicionais, os estudantes foram incentivados a encenar o material escolhido, principalmente nas disciplinas de literatura e línguas estrangeiras (alemão e inglês), mas também de história. O artigo objetiva acompanhar o surgimento de comunidades de teatro escolar coesas resultantes do envolvimento de crianças em atividades de interpretação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2022-09-27

Como Citar

Volkova (Freie Universität Berlin – Berlim, Alemanha), V. (2022). Teatro na Escola Hermann Matern de Moscou: tradição em interpretação, inovações educacionais e perspectivas sobre atividades artísticas. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 9(1), 1–29. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88909

Edição

Seção

Artes Cênicas na Escola