No Marulhar das Glossolalias em Artaud

Autores

  • Gil Roberto Almeida
  • César Lignelli (Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil) Universidade de Brasília

Palavras-chave:

Voz, Glossolalia, Artaud, Corpo sem Órgãos, Escuta

Resumo

A partir da obra de Artaud, evidencia-se um ideário que sugere princípios para uma vocalidade no contexto da performance. Essa vocalidade é baseada em uma noção de glossolalia como conceito vinculado às práticas enunciativas, sobretudo como potência para desarrazoar estratos vocais. Assim, a glossolalia pode agregar valores sonoro-poéticos que desestabilizam aspectos da produção e percepção de sentidos relacionados à voz. Busca-se aqui uma discussão sobre possíveis fronteiras da produção vocal. Serão apropriados conceitos da obra de Deleuze e Guattari, assim como reflexões de Certeau e Pozzo. Os objetivos do artigo importam em suscitar e valorizar aspectos de uma vocalidade glossolálica, visando ampliar as possibilidades do performer contemporâneo, problematizando o contexto de suas práticas vocais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Lignelli (Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil), Universidade de Brasília

Professor de Voz e Performance do Departamento Artes Cênicas (CEN), do Programa de Pós-Graduação em Arte (PPG-Arte) e do Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília. Pós-Doutor pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea (UFRJ). É Doutor em Educação e Comunicação, FE/Universidade de Brasília (2011); Mestre em Arte e Tecnologia na linha de pesquisa Processos Composicionais para a Cena, IDA/UnB (2007); Graduado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000). Lider do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena (CNPq). Bolsista da Universidade Aberta do Brasil (desde 2007).

Publicado

2022-10-12

Como Citar

Almeida, G. R., & Lignelli (Universidade de Brasília – UnB, Brasília/DF, Brasil), C. (2022). No Marulhar das Glossolalias em Artaud. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 6(1), 71–93. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/55254

Edição

Seção

Pedagogias da Voz

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)