A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea

Autores

  • Paloma Bianchi UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)
  • Sandra Meyer Nunes (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil) Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Palavras-chave:

Coordenação Motora, Abordagem Somática, Dança, Percepção, Processo de Criação,

Resumo

O artigo parte do princípio de que a educação somática articula questões próximas aos estudos da percepção tanto das ciências cognitivas como da filosofia. Indica que as abordagens somáticas podem ampliar sua área de atuação e transbordar sua função inicial de manutenção da saúde e melhora da qualidade técnica para habitar o campo da pesquisa e da criação em dança. A fim de estreitar a relação entre educação somática e dança, busca-se abordar alguns princípios do estudo da Coordenação Motora de Béziers e Piret e apontar seus possíveis desdobramentos no processo de investigação e criação em dança via percepção. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paloma Bianchi, UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teatro (PPGT) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Sandra Meyer Nunes (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil), Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Teatro – PPGT/UDESC.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

Bianchi, P., & Nunes (Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC, Florianópolis, Brasil) S. M. (2022). A Coordenação Motora como Dispositivo para a Criação: uma abordagem somática na dança contemporânea. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 5(1), 148–168. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/47456

Edição

Seção

Técnicas, Métodos e Abordagens Somáticas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)