Tornar-se Filho de Alguém: reflexões sobre organon, técnica e tradição em Grotowski

Autores

  • Daniel Reis Plá (Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria, Brasil) Universidade Federal de Santa Maria

Palavras-chave:

Organon, Técnica, Tradição, Teatro, Grotowski

Resumo

A definição de organon é central para se entender a investigação realizada por Grotowski em seus anos finais, problematizando algumas das palavras-chave ligadas a sua prática teatral. Este texto se propõe a ref letir acerca da técnica no trabalho do ator partindo da definição de organon utilizada por Grotowski, abordando-a enquanto um operador conceitual a partir do qual é possível pensar a relação entre teatro, técnica e tradição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Reis Plá (Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria, Brasil), Universidade Federal de Santa Maria

Sou professor no departamento de artes cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).Graduado no curso de Bacharelado Em Artes Cênicas - Interpretação Teatral pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), cursei o mestrado e doutorado em Artes pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente desenvolvo pesquisa ligada ao diálogo entre budismo, meditação e teatro, em especial no que se refere aos processos de formação e criação ligados ao ator. Membro do GT etnocenologia da ABRACE e do GT Performance and Religion da International Federation for Theatre Research (IFTR).

Publicado

2022-10-16

Como Citar

Plá (Universidade Federal de Santa Maria – Santa Maria, Brasil), D. R. (2022). Tornar-se Filho de Alguém: reflexões sobre organon, técnica e tradição em Grotowski. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 3(1), 144–163. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/33291

Edição

Seção

Dossiê Grotowski