Corpo (Auto)Biografado em Facial Hair Transplant (1972) e Rape Scene (1973):

configurações de sentidos para uma pedagogia performativa feminista

Autores

  • Cláudia Simone Oliveira do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM
  • Marcelo de Andrade Pereira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Palavras-chave:

Performance art, Performatividade, Gênero, Educação, Feminismo

Resumo

Este artigo apresenta uma discussão sobre gênero a partir das noções de performance e performatividade, buscando tecer relações desses termos com a arte e o campo educacional. Persegue a ideia de uma pedagogia feminista performativa, desempenhada pelo corpo (auto)biografado, em performances artísticas desenvolvidas por mulheres, envolvendo a questão de gênero, mais especificamente as performances Facial Hair Transplante (1972) e Rape Scene (1973), da artista cubana Ana Mendieta. Apoiado por pesquisadores de múltiplas áreas, este estudo pretende contribuir criticamente com a área da educação, redefinindo a prática educativa desde um princípio estético e de gênero, oferecendo reflexões sobre a produção da diferença.

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Biografia do Autor

Cláudia Simone Oliveira do Nascimento, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Cláudia Simone Oliveira do Nascimento é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação e Artes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Teatro pelo Centro de Artes da UDESC. Licenciada em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com Especialização em Tragédia Grega no curso de História e Teoria do Teatro da Escola de Teatro Popular da Terreira da Tribo de Atuadores ÓiNóisAquiTraveiz. Tem larga e contínua experiência em dança, educação somática, teatro e produção artísticocultural, tendo participado de diversas produções premiadas. Desenvolve pesquisa em processos colaborativos de performance junto ao Líquido Táctil - coletivo de artes e artistas trans-disciplinares, do qual é membro fundadora.

Marcelo de Andrade Pereira, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM

Marcelo de Andrade Pereira possui mestrado em Educação e em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutorado em Educação pela UFRGS (2007), com Pós-Doutorado pela New York University (2013-2014). É Professor Associado III do Departamento de Fundamentos da Educação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da UFSM. Professor Visitante do Mestrado em Estudos da Performance da Universität Hamburg, na Alemanha. Coordenador do Grupo de Trabalho 24 - Educação e Artes, da ANPEd (2015-2017). 

Publicado

2024-06-09

Como Citar

Oliveira do Nascimento, C. S., & Pereira, M. de A. (2024). Corpo (Auto)Biografado em Facial Hair Transplant (1972) e Rape Scene (1973):: configurações de sentidos para uma pedagogia performativa feminista. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 14(3). Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/133253

Edição

Seção

Performance e Gênero II

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