Epistemologias da Presença, teóricasvivências

a produção das mulheres em Performances Culturais

Autores

  • Carol Piva Universidade Federal de Goiás – UFG

Palavras-chave:

Performances culturais, Mulheres teóricas, Escrita feminista, Autoteoria, Teóricasvivências

Resumo

Este artigo revisita a produção teórica das mulheres no campo das Performances Culturais, evidenciando que as próprias estudiosas ainda se referem pouco às epistemologias construídas por mulheres. Demonstrase, no contexto desta discussão, a importância de se produzir teoria a partir de outros lugares de percepção que incluam tanto a corporeidade das pesquisadoras quanto a corporeidade do conhecimento articulado em suas pesquisas. Sendo a escrita teórica uma escrita performática, conclui-se que ela é presentificada no deslocamento dos códigos hegemônicos, em que pesquisa e prática, formulação teórica e experiência cotidiana se encontram.

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Biografia do Autor

Carol Piva, Universidade Federal de Goiás – UFG

É pós-doutora em Performances Culturais. Doutora em Arte e Cultura Visual. Mestra em História. Licenciada em Letras (Português/Inglês e Literaturas). Tradutora, editora (de textos e mídias digitais), poeta visual e parecerista de periódicos nacionais e internacionais na área de Cultura Visual, Artes e Educação. Servidora do TRT de Goiás (Coordenadoria de Documentação). Membra do International Academic Forum (IAFOR), da International Association for Media and Communication Research (IAMCR) e da International Association for Visual Culture (IAVC).
ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0342-3394
E-mail: carolbpiva@gmail.com

Publicado

2023-04-20

Como Citar

Piva, C. (2023). Epistemologias da Presença, teóricasvivências: a produção das mulheres em Performances Culturais. Revista Brasileira De Estudos Da Presença, 13(2), 1–34. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/128259

Edição

Seção

Outros Temas