Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Arquivos
Anúncios
Sobre
Sobre a Revista
Submissões
Comissão Editorial
Declaração de Privacidade
Contato
Buscar
Cadastro
Acesso
Início
/
Arquivos
/
v. 10 n. 2 (2018): Ensino de Geografia: Currículo e Políticas Educacionais
v. 10 n. 2 (2018): Ensino de Geografia: Currículo e Políticas Educacionais
Publicado:
25-04-2018
Apresentação
Ensino de Geografia: Currículo e Políticas Educacionais
Michele Lindner, Lucimar de Fátima dos Santos Vieira
i
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.88330
Artigos
AS PROPOSTAS CURRICULARES DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1990
Lesete Kaveski Rutecki, Valdivânia Pereira Barbosa
01-07
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85498
DIFERENTES APRENDIZAGENS : OS DESAFIOS E AVANÇOS DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA
Jaqueline Machado Vieira, Reinaldo dos Santos
08-15
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85822
Os determinantes da ofensiva neoliberal sobre o currículo de geografia para a educação de jovens e adultos.
Rodrigo Coutinho Andrade
16-27
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.84765
A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS E DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA
João Carlos de Lima Neto
28-35
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85514
CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES E EDUCOPÉDIA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO
Renata Bernardo Andrade
36-44
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85525
ENSINO DA GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS ARTIGOS CIENTIFICOS DO 12º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA
Camila Paula de Souza, Ana Paula Melo da Silva, Liz Cristiane Dias
45-55
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85538
Política de Formação de Professores: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no Curso de Geografia/UFGD. Teoria e prática
Silvana de Abreu, Adáutlo de Oliveira Souza
56-62
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85558
SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
Juliandersson Victoria Alexandre, Liz Cristiane Dias
63-69
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85590
A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS LIVRO DIDÁTICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO
Laurecy Rodrigues Freire, Carolina Machado Rocha Busch Pereira
70-77
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85600
A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO
Adilson Tadeu Basquerote Silva, Eduardo Pimentel Menezes, Rosemy da Silva Nascimento
78-84
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85664
“PELO ESPAÇO” NA VIA DE DOREEN MASSEY: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DE “MATERIAL GEOGRAPHIES”
Ana Angelita da Rocha
85-95
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85673
A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA GEOGRAFIA ESCOLAR E DA ACADÊMICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR
Cláudia Simone Lemos Almeida, Antonio Carlos Pinheiro
96-102
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85676
JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA
Shirley Alves Viana Vanderlei, Carolina Machado Rocha Busch Pereira
103-110
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85701
AS ABORDAGENS DAS TEMÁTICAS ÁGUA, BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS NA OBRA PANORAMA GEOGRÁFICO DO BRASIL
Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Raul Reis Amorim
111-117
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85793
TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO – TIC NAS GEOGRAFIAS: PARA ALÉM DA VISÃO INSTRUMENTAL
Élida Pasini Tonetto, Ivaine Maria Tonini
118-124
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85803
PENSAR AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS É PENSAR O CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA
Victor Hugo Nedel Oliveira, Miriam Pires Corrêa de Lacerda
125-134
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85824
O POVO DA GEOGRAFIA COMO RESPOSTA NA POLÍTICA DE CURRÍCULO
Hugo Heleno Camilo Costa
135-141
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85746
O CURRÍCULO GEOGRÁFICO DOS ANOS INICIAIS: DA SUA HISTÓRIA ÀS SUAS DIRETRIZES
Henrique Silva Gorziza
142-148
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85845
A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE PESQUISA E(M) ENSINO ATRAVÉS DA LITERATURA AFRICANA
Rafaela Pacheco Dalbem
149-155
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85813
METODOLOGIAS VISUAIS E A ANÁLISE DAS IMAGENS SOBRE O CAMPO E A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UM ENSAIO EXPERIMENTAL COM A EDUCOPÉDIA
Mendel Aleluia
156-162
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.86036
A ESPACIALIZAÇÃO E A TERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: CONSTRUÇÃO COLETIVA E EM MOVIMENTO NO CEARÁ
Cinira Ricardo Cordeiro, Marize Luciano Vital M. de Oliveira
163-172
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85947
EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS NO MUNICÍPIO DE JATAÍ – GO
Tatiane Rodrigues de Souza, Evandro César Clemente, Rosana Alves Ribas Moragas
173-179
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85869
PRÉ - VESTIBULARES POPULARES: CURRÍCULO E ENSINO DE GEOGRAFIA EM DISPUTA
André Tinoco Vasconcelos
180-185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85865
GÊNERO E SEXUALIDADE: ONDE ESTÃO ESSAS QUESTÕES NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRGS?
Cláudia Maliszewski Escouto, Ivaine Maria Tonini
186-190
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85858
AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CURRÍCULO MÍNIMO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Suzana Campos Silva
191-199
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-0003.85743
Idioma
English
Español (España)
Português (Brasil)
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Palavras-chave