v. 10 n. 2 (2018): Ensino de Geografia: Currículo e Políticas Educacionais

					Visualizar v. 10 n. 2 (2018): Ensino de Geografia: Currículo e Políticas Educacionais
Publicado: 25-04-2018

Apresentação

  • Ensino de Geografia: Currículo e Políticas Educacionais

    Michele Lindner, Lucimar de Fátima dos Santos Vieira
    i
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.88330

Artigos

  • AS PROPOSTAS CURRICULARES DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

    Lesete Kaveski Rutecki, Valdivânia Pereira Barbosa
    01-07
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85498
  • DIFERENTES APRENDIZAGENS : OS DESAFIOS E AVANÇOS DA INCLUSÃO TECNOLÓGICA EM AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO METODOLÓGICO APLICADO AO ENSINO DE GEOGRAFIA

    Jaqueline Machado Vieira, Reinaldo dos Santos
    08-15
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85822
  • Os determinantes da ofensiva neoliberal sobre o currículo de geografia para a educação de jovens e adultos.

    Rodrigo Coutinho Andrade
    16-27
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.84765
  • A PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS E DA FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA

    João Carlos de Lima Neto
    28-35
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85514
  • CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA: ORIENTAÇÕES CURRICULARES E EDUCOPÉDIA NA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO

    Renata Bernardo Andrade
    36-44
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85525
  • ENSINO DA GEOGRAFIA E CARTOGRAFIA SOCIAL: UMA ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DOS ARTIGOS CIENTIFICOS DO 12º ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICAS DE ENSINO EM GEOGRAFIA

    Camila Paula de Souza, Ana Paula Melo da Silva, Liz Cristiane Dias
    45-55
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85538
  • Política de Formação de Professores: o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID) no Curso de Geografia/UFGD. Teoria e prática

    Silvana de Abreu, Adáutlo de Oliveira Souza
    56-62
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85558
  • SABERES DOCENTES E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

    Juliandersson Victoria Alexandre, Liz Cristiane Dias
    63-69
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85590
  • A PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA A PARTIR DOS LIVRO DIDÁTICOS UTILIZADOS EM ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM PORTO NACIONAL – TO

    Laurecy Rodrigues Freire, Carolina Machado Rocha Busch Pereira
    70-77
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85600
  • A CONSTRUÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NAS AULAS DE GEOGRAFIA: PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE PÓS- GRADUAÇÃO

    Adilson Tadeu Basquerote Silva, Eduardo Pimentel Menezes, Rosemy da Silva Nascimento
    78-84
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85664
  • “PELO ESPAÇO” NA VIA DE DOREEN MASSEY: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DE “MATERIAL GEOGRAPHIES”

    Ana Angelita da Rocha
    85-95
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85673
  • A RELAÇÃO ENTRE OS SABERES DA GEOGRAFIA ESCOLAR E DA ACADÊMICA: IMPACTOS NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR

    Cláudia Simone Lemos Almeida, Antonio Carlos Pinheiro
    96-102
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85676
  • JUVENTUDES E ENSINO DE GEOGRAFIA

    Shirley Alves Viana Vanderlei, Carolina Machado Rocha Busch Pereira
    103-110
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85701
  • AS ABORDAGENS DAS TEMÁTICAS ÁGUA, BACIAS HIDROGRÁFICAS E RECURSOS HÍDRICOS NA OBRA PANORAMA GEOGRÁFICO DO BRASIL

    Vicente Passaglia Pereira Cantanhede, Raul Reis Amorim
    111-117
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85793
  • TECNOLOGIA DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO – TIC NAS GEOGRAFIAS: PARA ALÉM DA VISÃO INSTRUMENTAL

    Élida Pasini Tonetto, Ivaine Maria Tonini
    118-124
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85803
  • PENSAR AS JUVENTUDES CONTEMPORÂNEAS É PENSAR O CURRÍCULO E O ENSINO DE GEOGRAFIA

    Victor Hugo Nedel Oliveira, Miriam Pires Corrêa de Lacerda
    125-134
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85824
  • O POVO DA GEOGRAFIA COMO RESPOSTA NA POLÍTICA DE CURRÍCULO

    Hugo Heleno Camilo Costa
    135-141
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85746
  • O CURRÍCULO GEOGRÁFICO DOS ANOS INICIAIS: DA SUA HISTÓRIA ÀS SUAS DIRETRIZES

    Henrique Silva Gorziza
    142-148
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85845
  • A LEI 10.639/2003 E O ENSINO DE GEOGRAFIA: POSSIBILIDADES DE PESQUISA E(M) ENSINO ATRAVÉS DA LITERATURA AFRICANA

    Rafaela Pacheco Dalbem
    149-155
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85813
  • METODOLOGIAS VISUAIS E A ANÁLISE DAS IMAGENS SOBRE O CAMPO E A CIDADE NO ENSINO DE GEOGRAFIA – UM ENSAIO EXPERIMENTAL COM A EDUCOPÉDIA

    Mendel Aleluia
    156-162
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.86036
  • A ESPACIALIZAÇÃO E A TERRITORIALIZAÇÃO DAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO DO CAMPO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA: CONSTRUÇÃO COLETIVA E EM MOVIMENTO NO CEARÁ

    Cinira Ricardo Cordeiro, Marize Luciano Vital M. de Oliveira
    163-172
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85947
  • EDUCAÇÃO NO/DO CAMPO E AS ORIENTAÇÕES CURRICULARES OFICIAIS NO MUNICÍPIO DE JATAÍ – GO

    Tatiane Rodrigues de Souza, Evandro César Clemente, Rosana Alves Ribas Moragas
    173-179
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85869
  • PRÉ - VESTIBULARES POPULARES: CURRÍCULO E ENSINO DE GEOGRAFIA EM DISPUTA

    André Tinoco Vasconcelos
    180-185
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85865
  • GÊNERO E SEXUALIDADE: ONDE ESTÃO ESSAS QUESTÕES NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRGS?

    Cláudia Maliszewski Escouto, Ivaine Maria Tonini
    186-190
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85858
  • AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CURRÍCULO MÍNIMO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Suzana Campos Silva
    191-199
    DOI: https://doi.org/10.22456/1982-0003.85743