GÊNERO E SEXUALIDADE: ONDE ESTÃO ESSAS QUESTÕES NO CURRÍCULO DA LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UFRGS?

Autores

  • Cláudia Maliszewski Escouto Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Mestranda POSGea
  • Ivaine Maria Tonini

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85858

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Gênero, Currículo

Resumo

Este trabalho objetiva uma breve discussão acerca das questões de gênero e sexualidade, com a intenção de mostrar as ausências destas temáticas no currículo do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e quais suas possíveis consequências. Atualmente, falar sobre esses temas nas escolas passou a ser uma demanda social, já que nunca se falou tanto sobre a diversidade sexual e de gênero como se tem falado hoje em dia. A análise é feita por uma moldura teórica tanto por autores da linha de Ensino de Geografia e também dos Estudos de Gênero, no viés pós-estruturalista, onde os conceitos de gênero, sexualidade, currículo e ensino são tensionados.

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Biografia do Autor

Cláudia Maliszewski Escouto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Mestranda POSGea

Formada em Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia pela UFRGS.

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Publicado

2018-04-25