“PELO ESPAÇO” NA VIA DE DOREEN MASSEY: UMA ANÁLISE PEDAGÓGICA DE “MATERIAL GEOGRAPHIES”

Autores

  • Ana Angelita da Rocha UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85673

Palavras-chave:

Ensino de Geografia

Resumo

A questão central deste estudo busca refletir sobre o aspecto pedagógico na extensa produção bibliográfica da geógrafa britânica Doreen Massey. O presente estudo se ocupará da análise de conteúdo do capítulo Geographies of solidarities, inserido no material pedagógico do curso Material Geographies – a world in the making. Tal publicação, editada pela Open University em 2008, trata-se de material pedagógico adotado para curso da mesma instituição de educação a distância (EAD) e que ao mesmo tempo difunde tendências teóricas dirigidas pela Open Space Research. Tal intuito investe na análise da produção bibliográfica da autora, com atenção focada nos títulos dirigidos aos cursos ministrados ou organizados por ela na década de 1990, na Open University (em Milton Keynes, Reino Unido). Esta aproximação com esses trabalhos – ainda sem tradução para o português – procura inventariar os aspectos pedagógicos de Doreen Massey e seus possíveis desdobramentos para o currículo da Geografia Escolar no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Angelita da Rocha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO

Possui graduação em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestrado e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008, 2013). Atualmente é professora (Adjunto III) do Departamento de Didática da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio de Janeiro e integra o Núcleo de Estudos do Currículo, na mesma instituição, e o Núcleo de Estudos sobre Regionalização e Globalização, na Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, avaliação, formação docente, ensino de geografia e políticas educacionais. Coordenou a Ênfase Geografia do Curso de Especialização Saberes e Práticas da Educação Básica (CESPEB/CFCH/UFRJ). Atualmente, assumiu a Vice-Coordenação do Curso de Licenciatura (Faculdade de Educação/UFRJ).

Downloads

Publicado

2018-04-25