AS AVALIAÇÕES EXTERNAS E O CURRÍCULO MÍNIMO DE GEOGRAFIA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Suzana Campos Silva SEEDUC-RJ / Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85743

Palavras-chave:

Avaliações Externas, Currículo Mínimo, Ensino de Geografia.

Resumo

O principal objetivo do trabalho aqui proposto é apresentar o modelo educacional criado na última década para o estado do Rio de Janeiro. Esse modelo, pautado em avaliações externas e na construção de um Currículo Mínimo, está relacionado aos planos de educação elaborados em escala nacional que estão atrelados a projetos internacionais para países "não desenvolvidos", que têm como uma de suas pautas a melhoria dos índices educacionais. A busca pela compreensão de tal "melhoria", sobretudo no que se refere aos impactos no ensino de Geografia, justifica a análise de políticas centradas em avaliações externas e no currículo.

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Biografia do Autor

Suzana Campos Silva, SEEDUC-RJ / Universidade Federal Fluminense (UFF)

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

2018-04-25