AS PROPOSTAS CURRICULARES DE GEOGRAFIA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA DO PARANÁ A PARTIR DA DÉCADA DE 1990

Autores

  • Lesete Kaveski Rutecki Universidade Estadual do Centro Oeste - UNICENTRO
  • Valdivânia Pereira Barbosa

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-0003.85498

Palavras-chave:

Currículo, Geografia, Políticas educacionais

Resumo

O presente trabalho é resultado de pesquisa bibliográfica e documental tendo abrangido os Currículos de Geografia para os anos finais do Ensino Fundamental. São eles, o Currículo Básico para a Escola Pública do Paraná, os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Diretrizes Curriculares Orientadoras da Educação Básica para a Educação Básica, implementados no estado do Paraná, a partir da década de 1990. No período em questão, ocorreram significativas transformações na educação, sobretudo, na área de currículos escolares, que recebeu grande influência dos organismos internacionais. Como resultado da pesquisa, percebemos que as propostas curriculares de Geografia apresentam concepções distintas entre si, haja vista, o contexto histórico em que cada uma foi produzida.

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Publicado

2018-04-25